Eu não preciso te conhecer para saber que você certamente já viu ao menos um post no Facebook sobre a expectativa e a realidade. Apesarem de serem posts feitos com o intuito de divertir e nada mais, eles colocam em prática um conceito bastante interessante e importante que devemos levar para vida: você não consegue sempre o que você quer.
Curto e grosso. 
Claro que eu não sou a primeira a dizer isso, mas apesar de parecer tão óbvio quando dito em voz alta, nem sempre é óbvio na prática. Antes de olhar para o próprio umbigo, olhe em volta e pense em alguém que você conhece. Em alguém que você tem intimidade o suficiente para ouvir desabafos cotidianos sobre a vida dessa pessoa e um dos desabafos dessa pessoa é sobre como a vida está totalmente diferente do que ela esperava, ela não queria estar vivendo a vida que ela tem e como seria bom se um milagre acontecesse e mudasse a vida dela. Vamos lá, você certamente já ouviu alguém te dizendo uma coisa dessas, isso se não foi você mesmo quem disse. Se foi você, não tem problema! Todos nós já dissemos essas coisas alguma vez na vida. Seja depois de um dia ruim ou enquanto passava por uma fase ruim. É, acontece. O problema é quando dizer essas coisas torna-se um hábito e ano após ano você continua dizendo isso.
Não vou começar um discurso utópico dizendo que se você esta infeliz é só mudar a sua vida, recomeçar,afinal, quem quer consegue. Não. Eu não vou fazer isso. Eu sei que isso não é verdade. Porém, apesar de não ser verdade, faz bastante sentido dizer que você precisa identificar e mudar o que você não gosta na sua vida. Claro que sua vida não é o início do livro da Elizabeth Gilbert, "Comer Rezar e Amar", claro que não é, mas isso não quer dizer que você não tenha chance nenhuma de mudar o que te faz infeliz e ser um pouquinho feliz. 
Sua expectativa poderia ser recomeçar a vida na Itália (a minha também é), mas para a maioria de nós, isso não faz parte das possibilidades (sejam financeiras ou emocionais) e é preciso recomeçar a vida da maneira que dá, na maioria das vezes em casa e convivendo com as mesmas pessoas. Recomeçar nunca é fácil, mas recomeçar ou iniciar uma etapa nova da sua vida quando parece que nada mudou é ainda mais difícil. É uma busca interna maior ainda e requer ainda mais coragem e determinação para que isso aconteça.
O segredo, pelo menos para mim, é não desistir. Clichê, eu sei, mas não vale a pena desistir. Querer de fato mudar de vida já é algo tão complicado, porque desistir logo após de tomar essa decisão? Não me levem a mal, "Comer Rezar e Amar" é um dos meus livros favoritos, mas é muito utópico. É um livro fantástico, mas precisa ser bem entendido antes de passar a mensagem dizendo que é uma história sobre uma mulher que recomeçou a vida passeando pela Itália, Índia e Indonésia. Nem sempre é assim. Você basicamente precisa de coragem e de serenidade para adequar suas expectativas para a sua realidade. Claro que isso nunca é fácil e que isso não envolve ficar acomodado na infelicidade, mas a partir do momento em que você percebe que basta você para você ser feliz, isso é libertador.

Beijos
S.S Sarfati

PS: Sugiro escutar a música do vídeo pois ela diz exatamente o que eu disse em outras palavras e porque ela é muito boa e música boa vale a pena ser escutada. Para acompanhar a letra é só clicar aqui e a tradução aqui [música: You Can't Always Get What You Want - Rolling Stones]

Deixe um comentário