Kendall Jenner

Se você é um pouquinho ligado a moda ou a notícias das celebridades internacionais, você sabe que final do ano significa uma coisa: o desfile de lingerie da Victoria's Secret. 
O desfile da Victoria's Secret não é mais um desfile de moda, ele é um desfile de moda tão badalado quanto os Fashion Weeks que rolam por aí. É mais do que um desfile, é um show que conta com as celebridades mais quentes do momento e que é admirado por milhões de pessoas mundo a fora. 
Uma das coisas que mais chamam a atenção do público, especialmente do público feminino, é o corpo das modelos. Além de serem super confiantes, elas exibem beleza e um corpo que muitas afirmam ter inveja dele porque além de serem altas (para ser Angel da Victoria's Secret é necessário ter mais do que 1,75 cm) elas são super magras. Muito magras mesmo. 
Hoje eu o E! News divulgou as exigências para ser uma Angel e dentre elas estão: 1,75 cm de altura, 60 cm de cintura e 18% de gordura no corpo. Se você não for muito atento as questões de saúde esses números vão passar batido por você sendo apenas "medidas de modelo", mas se você souber que o mínimo de gordura que uma mulher pode ter no corpo para ser considerada saudável é 25% você passa a ficar preocupado.
As modelos que desfilam pela Victoria's Secret são adultas, maiores de idade e que sabem muito bem o que estão fazendo e de fato escolheram batalhar por aquelas medidas para poderem fazer parte do desfile, mas como dito acima, o desfile da Victoria's Secret é visto por milhões de pessoas mundo a fora. Milhões de pessoas cujo a maioria são mulheres que se culpam por não ter aquelas medidas, que invejam aqueles corpos sem levar em conta o biotipo que têm ou a saúde. Isso é terrível. Não apenas por incitar as mulheres a tentarem fazer parte de um padrão impossível, mas como indiretamente incita distúrbios alimentares. 
Considerando que o biotipo da mulher brasileira é mais cervulíneo, para que uma mulher brasileira padrão atinja aquele padrão é necessário muito sacrifício e sofrimento. Claro que nem toda brasileira é cervulínea, mas mesmo assim. Para ser modelo Victoria's Secret é necessário que o porcentual de gordura esteja 7% abaixo do mínimo saudável. Ou seja, aquele corpinho não é saudável de jeito nenhum.
Outro fator de risco é a influência que o "corpo de modelo" faz nas meninas mais jovens. Como se ser adolescente fosse fácil, os padrões físicos são assuntos que infernizam muito a vida de uma adolescente. É magra demais ou gorda demais, muito alta ou muito baixa, pouco peito ou muito peito, é um verdadeiro martírio ser adolescente nessa sociedade que cobra das jovens meninas corpos de mulheres adultas sendo que o corpo delas ainda está mudando. Ver modelos exageradamente magras só faz essas várias meninas inseguras em relação ao corpo ficarem ainda mais inseguras. Não ajuda de forma alguma. Está na hora das nossas meninas se espelharem em mulheres comuns porque essas sim que são fabulosas.

Beijos
S.S Sarfati
PS: Caso você seja adolescente e é encanado com o tamanho dos seus seios, os meus só cresceram com dezoito anos, até então eu usava 38. 

Deixe um comentário