Image Map


Já vai fazer dois anos que minha vida mudou radicalmente quando eu me mudei para São Paulo para fazer a faculdade dos meus sonhos. Era muita coisa nova: eu estava completamente sozinha na maior cidade da América Latina sendo que eu havia morado quase minha vida toda em uma cidade de 300 mil habitantes! Além disso, eu iria dividir apartamento com uma desconhecida e precisaria administrar meu dinheiro. Eu sempre fui muito responsável financeiramente, mas confesso que deu um frio na barriga "E se eu gastar demais?". Confira abaixo algumas das dicas que eu uso seja para fazer o dinheiro durar até o fim do mês, seja para juntar dinheiro para um objetivo maior ou simplesmente porque é sempre bom economizar, não é mesmo?


1-Não comer fora
Sei que para algumas pessoas parece isso impossível, mas é totalmente praticável. Aqui no Brasil nós temos a cultura, desde a escola, que é mico levar lanche de casa, mas isso é super comum na Europa. Não tenha vergonha de levar desde pequenos lanches até marmitas. Vergonha é gastar dinheiro no quentão precisa! Faça as contas e veja quanto você economizará ao longo de um mês. Claro que às vezes você vai querer se mimar um pouco ou simplesmente esquecer a comida em casa, mas não precisa ser sempre. Ah, não se esqueça de realmente cozinhar suas marmitas ao invés de compra-las prontas (mesmo que você tenha VR, use-o de uma maneira mais inteligente).


2-Anotar o que você precisa comprar
Eu sou a louca das listas! Anoto tudo: desde o que eu preciso fazer no dia até o que eu preciso levar quando vou para a casa da minha mãe, especialmente o que eu preciso comprar no supermercado e sonhos de consumo, seja um mimo para casa ou para mim. Desse jeito eu consigo visualizar melhor o que eu quero e quanto eu vou precisar para conseguir isso. Para o supermercado, além de ser um jeito ótimo de não esquecer o que você precisa, é um bom jeito de não exagerar nas compras.


3-Evitar compras por impulso
Se tivesse uma lista com 10 mandamentos para economizar, este tópico com certeza estaria lá. Compras por impulso são as maiores vilãs do nosso orçamento. É clichê dizer isso, mas se você sabe que não vai se controlar, evite situações em que você vai gastar mais do que pode. Além de não fazer bem para o bolso, não faz bem para o planeta - já que grande parte do que usamos acaba indo para o lixo (recicle!)


4-Controlar as contas da casa
Este foi o ponto  de maior discordância entre eu e a minha ex-companheira de apartamento: eu sou MUITO pão dura quanto as contas da casa e ela era completamente inconsequente. Não entra na minha cabeça como alguém pode não se importar em gastar com algo completamente desnecessário. Claro que você precisa de energia elétrica em casa, mas porque gastar R$ 65 quando você pode gastar R$ 40 se você usar menos o microondas, demorar menos no banho e apagar a luz quando você não está no ambiente? Não colocar comidas quentes na geladeira e cozinhar com a tampa da panela fechada também são ótimas maneiras de economizar.


5-Esperar promoções
Como eu disse acima, quando você não compra por impulso você já está economizando, então quando você espera o preço abaixar para comprar você está economizando mais ainda! Tenha em mente o que você quer e fique de olho em sites e lojas físicas para ver o preço normal (que pode variar de loja em loja) e temporadas de promoções (como a Black Friday agora em Novembro) - e como você já vai saber o preço normal, não será enganado por falsas promoções.


6-Usar cupons de desconto 
Ainda sim quando você encontrar promoções, você vai querer economizar ainda mais não é? Por isso um bom jeito de fazer isso é usando cupons de desconto. O site Cupom Válido, por exemplo, oferece uma série de descontos para as mais variadas lojas.

E você, tem mais alguma dica? Gostaria de uma segunda parte deste post? Me conta :)
Beijos
S.S Sarfati

UM COMENTÁRIO ❤

  1. Ameeeei as dicas, super úteis. Moro sozinha e sei quanto é difícil controlar tudo então dicas como essas são sempre bem vindas, obrigada :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir