Image Map


"Quem um dia irá dizer que existe a razão nas coisas feitas pelo coração?" 

E é assim que começa uma das músicas mais conhecidas da MPB: 
Eduardo e Mônica, além de um dos maiores clássicos da banda Legião Urbana, é uma das queridinhas do país desde seu lançamento em 1986. A música narra de forma animada a vida de dois jovens que um dia se encontraram sem querer e conversaram mesmo para tentar se conhecer. Mônica era estudante de Medicina, falava alemão, tinha tinta no cabelo e era de leão. Enquanto Eduardo tinha dezesseis, estava no esquema "escola, cinema, clube e televisão", gosta de novela e jogava futebol de botão com seu avô. Mas no fim, mesmo com tudo diferente veio mesmo de repente uma vontade de se ver. E os dois se encontravam todo dia e a vontade crescia como tinha de ser. E o final dessa história todo mundo já sabe: Eduardo e Mônica voltaram para brasília e a nossa amizade dá saudades no verão.
De 1986 para 2013, muitas coisas aconteceram: algumas coisas mudaram, outras nem tanto: alguns boyzinhos ainda bebem para impressionar, outros perceberam que não aguentam mais birita. Alguns se encontram de moto, outros de camelo. Enfim! Porém, uma coisa que nunca irá mudar será a existência de milhares de Eduardos e Mônicas por ai. 
E se Eduardo e Mônica vivessem em 2013, em um mundo pós a queda do Muro De Berlim? Como seria? Mais do que apenas transportar o casal mais famoso da MPB para os dias atuais, em "Existe Razão?", eu tento com a minha concepção de mundo "adolescenta-los", com angústias e situações tipicamente vividas pelos adolescentes de hoje em dia. Embora no primeiro momento pareça que mantive apenas os nomes dos protagonistas, o tempo me dará a chance de mostrar até os mais fãs da banda, o quanto essa música continua influenciando gerações e como as situações descritas são mais cotidianas do que possamos imaginar.

E se você sente saudades dos tempos em que eram surpreendidos com novos capítulos da história toda semana, aviso: a saudades acabou! "Existe Razão" virou livro. Sim! Os 30 capítulos da história que você acompanhou aqui no blog agora estão compilados em um livro. Para ficar sempre atualizado clique nos links abaixo e não deixe de me seguir no twitter onde sempre vou estar comentando as novidades:

Facebook
Trilha Sonora
Entrevista para a Tv Justiça
Clique aqui para comprar o livro físico
Clique aqui para comprar o ebook

Interessados em adquirir comigo o livro físico autografado e com marcadores, emails para sophiesamiesarfati@gmail.com

Minhas Outras Publicações 


Almoço em Família 
Editora APED
2012
Diversos autores
Compra online: não está mais disponível
Interessados em adquirir comigo autografado, emails para sophiesamiesarfati@gmail.com


Marcas Eternas
Editora Andross
2015
Diversos autores
Compra online: clique aqui.
Interessados em adquirir comigo autografado, emails para sophiesamiesarfati@gmail.com

Deixe um comentário