Image Map


Aqui no Brasil muito se fala sobre como é chato ter aguentar as piadinhas da família no natal, mas como é ótimo ter quem se importa por perto por que família nunca perde essa mania. Mas afinal, quem disse que devemos passar o natal com a família? 
Para sermos realistas precisamos entender que o Natal no Brasil dura dois dias: o dia 24, véspera onde todo mundo para o que tá fazendo para se preparar para o Natal, e o dia 25 onde é propriamente Natal e ninguém faz nada. O que é mais celebrado, sem dúvida é a véspera, a noite onde ocorre a troca de presentes. Ninguém dorme para que no dia seguinte acordar cedo e ir abrir os presentes de pijama. Não estou reclamando, é só uma observação. E nessa véspera ocorre o encontro da família.
Encontros de família são sempre algo complicado por que na grande maioria das vezes a família não se dá bem e uma única vez ao ano gosta de fingir que se amam, fazendo reinar a falsidade. É muito chato e superficial: todo mundo sabe que ninguém lá de fato não se importa com ninguém então para que isso? E para que socialmente obrigar todo mundo a fazer isso? A grande maioria das pessoas passa a véspera de natal com a família sim. O ruim é que quem não quer passar com a família toda não tem outra opção a não ser se isolar em um núcleo familiar ou encontrar outros amigos que são 'marginalizados' da família por alguma razão. Natal é sobre estar com quem se ama e não sobre estar com a família. 
Outra observação que faço é por que não podemos viver o dia 24 normalmente? Por que o dia 24 tem que parar? Dois dias parados é algo totalmente sem necessidade. 
E o que falar sobre o almoço de Natal no dia 25? Costuma ser ainda mais catastrófico que a noite do dia 24-25: tem gente que bebe demais, é cunhado dando em cima da esposa de outro, é família que decide acertar as diferenças de 30 anos bem no dia de Natal... Isso não é amor, portanto achar que isso é Natal é ridículo. 
Por que não podemos fazer como nos países do norte? Dia 24 é dia normal e dia 25 algumas pessoas dão festas de natal e cada um escolhe para que festa quer ir, e nem sempre é a festa da família. Por exemplo, em uma família nuclear de 4 pessoas, pai mãe e dois filhos, se cada filho quiser ir em uma festa e os pais em uma terceira festa pode ser problemas ou chantagem psicológica. É simples e indolor. 
Você pode me dizer "Somos latinos, devemos manter a família unida" e por isso já digo: ser latino e manter a família unida não adianta nada se não tem amor verdadeiro. 
E eu nem preciso falar que nós celebramos o Natal porcamente por aqui né? Eu sei que é calor aqui e não tem neve, mas seria muito legal ver as pessoas empolgadas com o Natal. Em pleno dia 23/12 quando se compra algo a maioria das pessoas não desejam um feliz Natal. 
Não pensem que não gosto do Natal. Eu amo o Natal. Só queria que ele fosse melhor.

Beijos
S.S Sarfati

UM COMENTÁRIO ❤

  1. Nossa, rs, tomara que esse ano ele seja do jeito que você sempre quis, tá?

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir