Image Map


Esse daqui não é mais um daqueles um milhão de textos que você encontra por ai, preto no branco, onde narra a disputa entre os dois principais tipos de livros. Não. Esse texto puxa para o lado mais subjetivo da questão: por que do livro físico e por que do livro digital? 
Houve um tempo onde eu abominava o livro digital, mas então percebi que não era nada a não ser ignorância da magnitude da ferramenta. Ler em PDF é ótimo, mas ler em EPub é ainda melhor: você até consegue virar as páginas como nos livros tradicionais. E confesso que isso foi um dos motivos que fez os livros digitais subirem no meu conceito. Outro aspecto extremamente válido é o quanto compacto é: livros como "Sob A Redoma" do Stephen King tem mais de 800 páginas e é inviável carregar esse livro na bolsa para todos os lugares onde você vai. (Não sei vocês, mas sou do tipo que sempre que pode carrega um livro na bolsa/mochila/sacola), com o tablet, reader ou celular é bem mais simples. A comodidade também é algo relevante: se você salva os livros em EPUB no seu tablet, por exemplo, e você quer ler no celular o mesmo livro da página onde você parou no tablet, tem como. Basta você ter colocado na sua biblioteca do Google e usar a mesma conta para ambos os aparelhos. É simples demais. E esse negócio de a página ficar desfigurada no celular é coisa do passado, as páginas se ajeitam na tela do celular (no meu celular são três páginas para uma no tablet). E embora o custo dos Ebooks ainda serem muito próximos do livro físico, sem muito esforço você acha uma dúzia de sites com Ebooks gratuitos.
Mas e o que dizer do livro físico? Ah, esse daí tem charme. Esse "manja dos paranauê". É charmoso ver alguém lendo um livro físico, poder admirar a capa e poder afirmar categoricamente que já leu aquele livro. É poder ler mesmo quando a bateria acaba. É poder presentar um amigo com uma dedicatória amorosa. Livro físico é questão de charme, é questão de paixão. Livro digital é questão de necessidade. É possível ser adepto aos dois? Claro que sim. Alguns livros são charmosos, outros não.

Beijos
S.S Sarfati

UM COMENTÁRIO ❤

  1. Livro físico é questão de charme, é questão de paixão. Livro digital é questão de necessidade.
    Fatoo, livro físico é muito mais <3

    ResponderExcluir