Image Map

Clube de leitura de Jane Austen resenha tumblr

Acredito que a palavra que eu poderia resumir esse livro é decepção. A capa é linda, fotogênica, delicada, enquanto a diagramação é bonita e sofisticada. Já a história em si, a parte mais importante do livro, não é nada além de chata e tediosa.
Não sei se eu quem fui com expectativa demais no livro por ser fã da Jane Austen (eu comprei assim que lançou, paguei mais de R$ 30 - geralmente eu espero promoções para pagar por volta de R$ 20)  - já leu a minha resenha de Orgulho e Preconceito? ou se fui tola mesmo, mas  a verdade é que eu não recomendaria ele para pessoa alguma.
Ele é um livro bem escrito, as palavras foram bem escolhidas, mas durante o livro eu sentia que a história ia do nada para o lugar algum. Ao apresentar cada um dos romances da Jane Austen nas reuniões mensais do clube do livro, a autora ia contando para o leitor sobre a história de cada uma das personagens, mas não dava continuidade a isso, não traçava um paralelo com a realidade da personagem e nem um paralelo entre o romance da Jane Austen discutido. Durante vários momentos da leitura eu me sentia inundada por uma onda de aleatoriedade. Nada acontecia ou se acontecia não ficava claro porque aconteceu.
O pior de tudo é que eu sinto que o final foi algo jogado na história porque a autora precisava acabar logo a história. Foi um final inconclusivo que não conseguiu amarrar nenhuma das várias pontas soltas deixadas na história.
A história enquanto teoria é boa, tanto que eu acredito que o filme seja MUITO melhor que o livro, mas na prática a autora não soube direito o que fazer. O que mais me chateia a respeito disso, além do dinheiro gasto, é que por ter o nome Jane Austen cria-se expectativas muito altas para a qualidade literária do livro, mas que ele não chega nem aos pés. Está na minha lista de decepções literárias de 2017 junto com Wicked.

Você já leu um livro que te decepcionou tanto assim?
Me siga no Skoob  :)
Beijos
S. S Sarfati

Deixe um comentário