Image Map

Estava aqui eu, me divertindo horrores estudando sociologia no mesmo tempo que eu poderia estar enrolada no cobertor vendo algum filme água com açúcar, quando me deparo com um tópico que me chamou a atenção: a mediação através da imagem.
A mediação através da imagem é quando a imagem faz o papel de "mediador" entre as relações humanas. Ou seja, sempre há esse tipo de mediação nas relações humanas. O problema é quando nós deixamos a imagem tomar conta de nossa conduta, julgamento e comportamento. 
Numa sociedade com valores tão supérfluos quanto a nossa, a imagem (infelizmente) toma conta de boa parte das relações humanas. Não que isso seja defeito de uns ou outros, pelo contrário, isso é defeito dos seres humanos de forma geral e essa sociedade não ajuda em nada diminuir isso.
Quando um rapaz é bonito ou faz estilo de galã, automaticamente esquecem o fato de que ele é humano, dotado de razão, emoção, personalidade, caráter, alma, defeitos, qualidades e outras características tipicamente humanas,  apenas pelo fato da aparência dele ser extremamente agradável e todas as pessoas passam a encara-lo como um pedaço de carne no açougue apenas se interessando em saber a respeito dos dotes físicos do rapaz soltando frases como "Noooooooooooooooossa, você é muito gato" ou "Vemk 999'" ou até "Que isso novinho, que isso?". Por trás do galã pode existir um rapaz tímido e inteligente, assim como pode existir um ridículo que todo mundo só atura por que é galã, mas no momento, fugirei dos temas clichês. Que ser elogiado a respeito da sua imagem é ótimo, ninguém discute. Afinal, a raça humana precisa dessa atração que surge entre nós para assim continuar existindo mas, quando apenas esse tipo de contato é levado em conta, todos os outros, igualmente necessários, acabam ficando em segundo plano as relações tornam-se mais supérfluas e não tão intensas quanto poderiam ser, ou seja, são relações frias e ficam concentradas apenas no âmbito físico, transportando o ser humano para milhões de anos atrás onde era apenas isso que importava, numa época em que o ser humano era chamado de "primitivo".
Estaríamos nós voltando para a época das cavernas quando se trata de relações humanas? Ou essa é uma característica crescente em muitos de nós e nos próximos anos isso só tende a se tornar algo mais frequente? Por que enquanto evoluímos em termos de tecnologia não conseguimos evoluir na mesma escala em termos de contato? Será que estamos deixando a razão instrumental tomar conta de nós esquecendo o nosso lado cognitivo? 

Beijos 
S.S Sarfati 

UM COMENTÁRIO ❤

  1. Dizem por aí, que com o passar do tempo, as evoluções se vão transformando matematicamente em subtracções. Não sei, acho que as pessoas verdadeiramente inteligentes, morreram com a história. Afinal, pouca coisa nova se vai criando. Já por cá passaram os que criaram o mundo e inventaram a nossa comodidade.
    Egos... cada vez mais, é de e com EGOS que se trata este mundo. É de e com EGOS que se contam as histórias.

    Beijinho*

    ResponderExcluir