Image Map


Como alguns de vocês já devem saber pelas minhas postagens anteriores, finalmente estou no segundo ano do ensino médio (\o/) e como muito provavelmente vocês também saibam, eu sou muito fã das aulas de literatura.
Hoje eu tive minha primeira aula "oficial" de literatura (usamos a apostila, anotamos páginas e páginas de explicação... Essas coisas) e o primeiro conteúdo do ano é o romantismo. Como eu sei que você, que está lendo essa singela crônica (bem, acho que dá para definir assim. Ou se preferir classificar isso como uma página online do meu diário, à vontade ^^), talvez mal se lembre que existiu esse período artístico ou talvez nunca tenha nem ouvido falar disso eu vou explicar: romantismo foi um período que surgiu na Europa, de forma contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo. Nessa época, a família real portuguesa veio para o Brasil fugida de Napoleão, então da noite para o dia, o Brasil precisou ter uma história assim como, precisou deixar a cultura de colônia de lado e se transformar em uma metrópole. Então,    na primeira fase, os artistas estavam preocupados em criar uma identidade nacional e uma história para a nova metrópole. Já na segunda fase, o poeta tá triste, na foça, sofrendo, um drama, "morte vem ni mim", #partiumorrer. E o que faz um ser humano tirar foto e postar no Instagram com a legenda "morte vem ni mim  - #partiumorrer", não poderia ser nada diferente e menos contraditório do que o amor. Nessa época o poeta tinha medo de conquistar a pessoa amada e ver a idealização dela indo para os ares e mesmo que ele tivesse chance, talvez ele nem tentasse conquistar para poder sofrer e "manter sua arte" (Ou seja, qualquer um que ganha um salário minimo e tem que manter uma casa também já tem material para "manter sua arte" haha), ou seja, o cara curtia uma foça.
Talvez, você esteja imaginando se o cara tinha problema por gostar de sofrer, ter medo de amar ou se refugiar nos oito anos para curar uma dor de amor, e eu respondo: não, o cara não tinha por que essas atitudes "estranhas" ou "malucas" ainda são muito comuns hoje em dia e muito provavelmente tem alguém ai bem pertinho de você, ou até mesmo você leitor, está fazendo exatamente a mesma coisa.
Aos nossos olhos, escutar alguém dizer que quer voltar aos oito anos por que lá o amor ainda não machucava pode soar bobo mas, depois de um término de namoro querer se consolar fazendo calo na mão de tanto jogar Xbox, não é muito diferente. Nem querer curar magoas e inseguranças em uma sala de academia cheia de gente suada. É exatamente a mesma coisa versão anos 2000. Inclusive tem uma música do Mark Salling chamada "Mary Poppins" que ele diz que apenas a ela para dar um jeito dele ter momentos mágicos com a mulher amada (não nessas palavras). E a Marry Poppins não é uma lembrança da infância?
Outra coisa que nunca vai me descer, é o medo de amar ou amar novamente. Estamos em 2013, tanto já se foi discutido, comentado, estudado sobre o amor e ainda me aparece cara dizendo que não quer namorar, não quer se envolver, prefere meninas "fáceis" por que com elas o lance é só físico e não tem envolvimento emocional  por que eles já sofreram demais nas mãos das mulheres (tenho certeza que você já sofreu demais na mão da mamãe quando ela mandava você guardar seus carrinhos e você não estava afim ^^), isso quando não dizem que nunca mais vão amar novamente. Quando um cara diz isso, acredita ele está prestes a postar "morte vem ni mim".
Anos e anos se passaram desde a segunda fase do romantismo mas isso continua igual. Sabem por que? Sentimentos são essências puras da alma e nunca irão mudar.
Não estou dizendo que não é para os caras sofrerem por amor, só estou dizendo para vocês pararem de repetirem os erros de quem morreu errando. Dor de amor dói? Muito. Te dá vontade de se trancar no quarto, apagar as luzes, escutar Adele, Elis Regina, Taylor Swift ou aqueles rocks tristes (nem vem, rockeiro também ama) mas para que querer bloquear sua alma para uma coisa tão linda quanto o amor? Rapazes amam sim. Tanto quanto as mulheres ou se duvidar, até mais. A única coisa é que socialmente eles não são encorajados a escrever indiretas no facebook. Já vi cara aos pedaços por que o grande amor da vida dele terminou com ele. Dizer que dor de amor vai embora naturalmente, é mentira. Temos que transforma-la em algo produtivo, como os poemas que eles faziam antigamente. Mas de nada adianta fazer poemas chorando pela perda da amada, se você não decidir mudar. Encare os erros do passado, tome um banho de decepções e chore até sangrar mas no final, sempre terá um sol ou no mínimo alguém que estará segurando uma vela (uma pessoa otimista pode muito bem transformar uma simples vela de cera no seu sol). Coloque os sentimentos para fora nesses poemas, mas nunca, decida parar de amar por que, do que é a vida sem amor? Afinal, existe vida sem amor? Se você decidir parar de amar depois de determinada pessoa, você não vai estar fazendo nada mais do que eternizando o coração partido que ela fez. Quem vai querer eternizar a dor? E quando decidimos parar de amar, a chance do amor nos pegar de rasteira novamente, é muito maior. E ai, você vai estar pronto? Ou vai deixar um amor que pode ser simples, puro e verdadeiro passar por que um dia, sua paixonite de anos terminou contigo de um jeito cruel? (Odeio ser chata mas muito provavelmente, ela nem lembra mais de você)
Beijos
S.S Sarfati
PS: Se você quiser saber por que foquei tanto no ponto de vista masculino, é por que o ponto de vista feminino já ficou tão meloso e careta, que nem tem mais graça falar.
PS2: Eu usei muito da ironia.

A música citada acima.

Deixe um comentário