Image Map


Para os leigos já explico: Black Friday é um conjunto de super descontos que as lojas dão na sexta feira pós 'dia de ação de graças' nos Estados Unidos. 
De uns tempos para cá, algumas lojas vem fazendo alguns descontos na 'Black Friday' aqui no Brasil. Nada sério ou obrigatório, só mais uma oportunidades que os comerciantes viam de vender mais. Mas esse ano, o Brasil 'despirou' sexta passada: pessoas passando a madrugada online tentando comprar itens, sites de lojas saindo do ar de tanto acesso, produtos sendo disputados a tapa e conversas do cotidiano girando em torno do tema ("Ei, como você está aproveitando a 'Black Friday?", "qual produto você pretende comprar?"). Oi?! Como assim?! 
Primeiro de tudo estamos no Brasil, portanto nem comemoramos o dia de ação de graças. Então a Black Friday não faz sentido algum para nós. É ridículo. É uma aculturação desnecessária. É uma culto ao consumo que podíamos muito bem ficar sem. Não faz parte da nossa cultura.
Mais uma vez caio no tema monótono de várias aulas de Geografia que mencionam a americanização do Brasil e como o Brasil está perdendo sua cultura para os Estados Unidos. Depois da última sexta percebo que os meus professores tinham muita razão. Até hoje nunca tinha ouvido se quer falar disso no Brasil, a mídia nunca tinha feito apologia a isso, nem nada assim. De repente um monte de gente entrou nas lojas online e gastou o dinheiro, que muitas vezes elas não tem, só para ficar no Facebook falando que os descontos não eram tão bons assim. 
Se você fez isso, por favor entenda um negócio: ninguém é obrigado a dar desconto na Black Friday, então o que vier é lucro. 
A culpa disso é de quem? Sim, do nosso adorável governo que só sabe incentivar o crédito para a população gastar e mover a economia do país não quebrar. Por que se você acha que a economia do Brasil está boa, sugiro que você vá fazer compras no supermercado duas semanas seguidas. Os comerciantes sabem que as pessoas estão gastando como loucas, afinal é melhor ostentar do que ter, então não perderam a oportunidade que a má administração econômica do governo permitiu. Mas manter a economia do país intacta nos dias atuais vale uma perda cultural eterna?
Por que hoje que a economia está sendo sustentada pelo consumo, amanhã pode ser tudo diferente e o hoje não terá valido de mais nada, enquanto a perda cultural que temos sofrendo vai acarretar em danos que jamais serão reparados? 
Vocês estão prontos para viver em uma pequena colônia dos Estados Unidos em nome de roupas de marca? 

Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário