Image Map


É engraçado que quando estamos no começo da adolescência nos obrigamos a negar todas as nossas influências infantis para crescermos e nos tornarmos de fato adolescentes. É um processo estranho, mas ainda sim natural. E como a boa adolescente que sou, neguei os filmes infantis durante alguns anos, mas hoje, segura da minha adolescência, quebrei o jejum e fui assistir 'Frozen, Uma Aventura Congelante'.
Primeiro preciso dizer que o filme é uma gracinha, segundo que eu fiquei impressionada em como os gráficos da animação eram bonitos. Equipe da Disney, vocês estão de parabéns. Mas detalhes do filme a parte, eu percebi que de infantil o filme não tem nada. São tramas reais e adultas. Quando eu assistia esses filmes meus pais sempre diziam que os filmes nunca foram de fato para crianças, mas eu nunca entendi o lado deles. Hoje entendo. 
Em um determinado momento do filme Anna tem seu coração congelado e só o amor verdadeiro pode descongela-lo. Até ai ok, filminho Disney sessão da tarde. Perdoem-me pelo spoliers, mas são inevitáveis: lá no finzinho do filme Anna tem o coração descongelado pela irmã, Elza. 
Sempre que falam de amor verdadeiro fazem alusão ao amor romântico, mas o amor fraternal também é verdadeiro embora nos esquecemos disso as vezes. Durante todo o longa Anna sente-se carente por não ter o amor da irmã e isso a leva a uma decisão ruim. A carência, o desespero por amor a fez tomar uma decisão que a prejudicou e muito. E não é que Elza não amava a Anna, Elza amava Anna. A única coisa é que ela não era capaz de amar a si própria então acabava machucando, de uma forma ou de outra, as pessoas a sua volta. E ao perceber que é capaz de machucar as pessoas ela se isola na esperança de não machucar ninguém a não ser si própria, mas por fim acaba machucando as pessoas por medo de machuca-las. É uma linda história. 
Mas e ai, cadê a parte infantil da história?
Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário