Image Map


Estive muito ocupada esse final de semana, isso é fato, mas não me esqueci em momento algum da importância do dia oito de março. Inclusive acho que todas as mulheres deveriam comemorar esse dia e as conquistas que vieram com ele. Ainda falta muito, mas uma caminhada de mil passos começa com apenas um. Isso daqui poderia virar mais um daqueles textos clichês, mas isso daqui não é literatura de Facebook.
Se eu pudesse oferecer um brinde (um brinde normal mesmo, sem aquela palhaçada de champagne rosa que tem às vezes por ai. Nós somos mulheres, mas isso não significa que somos frescas ou frágeis.) em homenagem ao dia oito, eu ofereceria um brinde para todas as aquelas mulheres de verdade. Não aquelas que apenas agem, aquelas que são. Afinal, não se nasce mulher, torna-se mulher. Não entendeu? Calma, já vou explicar: Simone de Beavouir, uma filosofa feminista do século XX, disse isso no intuito de dizer que não é por que você nasceu do gênero feminino, isso quer dizer que você é uma mulher. E eu não poderia concordar mais com ela. 
É muito fácil nascer menina e continuar agindo assim pelo resto da vida. Agindo como a sociedade quer que você aja, compartilhando o que o Facebook quer que você compartilhe, usando o que as outras mulheres querem que você use. É muito fácil fingir ser forte, decida e independente quando não se é nada disso: as mulheres que assim realmente são, você difícilmente verá se gabando por suas atitudes assim, elas simplesmente serão assim. 
Ser mulher de verdade não é achar que não pode chorar para o rímel não borrar, não é dizer que não precisa de homem por que está muito bem sozinha e não é se gabar por dizer que vai viajar sozinha com seu próprio dinheiro. Não é super valorizar uma bolsa ou uma marca, não é ser egoísta, não é fazer textos melo dramáticos sobre decepções amorosas ou postar fotos de 'look do dia' por que roupa é coisa de mulher. Não! Qualquer coisa é coisa de mulher. Mulheres de verdade, não se apegam a quaisquer conceitos de 'mulheres de verdade', elas criam o próprio.


Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário