Image Map

WeHeartIt

Por definição o artista é aquele que faz arte, mas como artista também é gente e tem contas para pagar, ele vende a sua arte para quem quiser comprar. E é isso que as pessoas compram: a arte do artista e só, não o artista em si.
Artistas são minorias na sociedade, tanto porque, se fossem maioria não teriam o destaque que tem. Apesar de não ser bem recompensado financeiramente, o artista é alguém que desperta um misto de interesse, fascinação e curiosidade nas demais pessoas e mesmo assim, várias pessoas ainda esperam que o artista tenha um comportamento igual a quem não é artista.
Não, ele não terá. Se ele consegue produzir uma arte, se ele é dotado de uma capacidade criativa diferente das outras pessoas é porque ele tem um pensamento diferente e isso se reflete muito bem nas atitudes e decisões dele. 
Há um consenso bastante hipócrita na sociedade que os artistas, especialmente os famosos, devem ser os ditos "bons moços" e eu acho isso uma palhaçada. Cobram dele um comportamento igual aos das outras pessoas, um comportamento "ideal", mas ainda sim cobram que ele faça uma arte e ainda por cima boa. Não há como.
Se o artista não extravasar seu pensamento criativo por meio de suas atitudes ele passa a fazer uma arte chata, parada, sem graça e sem originalidade alguma. Eles param de fazer arte.
Não estou dizendo que os artistas precisam ser loucos, drogados e alcoólatras, só estou dizendo que, de vez em quando, eles vão fazer alguma bobagenzinha que vai desagradar muita gente, mas quem nunca?
Tem muita coisa passando na mente de alguém que é capaz de uma pessoa criativa de maneira geral, de alguém que consegue canalizar seu talento como o principal objetivo da vida é muito mais coisa passando na cabeça. Como se a cabeça não desligasse.
Para alguém assim, viver de maneira monótona e comum é pior do que morrer. Então peguem leve quando o seu artista favorito fizer algo que vocês não gostem, se ele não fizer uma bobagem leve de vez em quando, ele não vai mais ser seu artista favorito porque ele vai deixar de ser artista.

Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário