Image Map


Eu aparento ser muito calma e tranquila, mas não se engane com meu rostinho de aparência fofa, eu não sou. Eu sou completamente nervosa e que me cobro horrores. Sou incapaz de explicar o quanto eu já passei de nervoso por não conseguir a cobrança que eu tinha em cima de mim mesma. Provas de Químicas, Física e Matemática são pequenas amostras, pequenos drops da cobrança que eu tenho em cima da minha pessoa. 
Eu não posso me cobrar demais uma vez que sou apenas humana. Eu tenho defeitos, qualidades, vaidades e mais mil e uma coisas que se manifestam nas minhas várias características, dentre ela a cobrança. É difícil tentar ser uma pessoa que não se cobra demais quando nasci em uma geração em que somos cobrados desde pequenos por bons resultados em uma competição com quem deveria ser vistos apenas como semelhantes. Pessoalmente, eu fugi bastante disso. Meus pais bem que tentaram, mas como boa aquariana, relutei em todos os momentos da minha criação, entretanto, sempre soube que as pessoas eram competitivas e que a cobrança no mundo lá fora era grande e hoje, na faculdade, tenho plena noção de como isso tudo funciona e me assusto. Não era para ser assim. 
Não entendo qual a lógica de quem disse que a cobrança por resultados era uma boa idéia uma vez que o máximo que eu consigo é queimação no estômago. Eu até consigo os resultados esperados,  às vezes, mas é as custas de muito nervoso e noites mal dormidas. Acho que um pouco de pressão é algo natural da vida adulta, mas tudo com limites. 
Infelizmente nosso sistema educacional ranqueia os alunos desde muito jovens. Lembro de ainda no antigo pré (atual 1º ano) ser colocada em uma espécie discreta de ranking baseado nos nossos comportamentos e habilidades cognitivas. Contudo, a pressão por resultados e maior competitividade só aumenta ao longo dos anos e quando chega na fase universidade/mercado de trabalho se torna algo tão grande que beira ao ridículo. Somos incentivados a termos vários amigos, mas desde que eles não te ameacem intelectualmente ou profissionalmente.
É cansativo viver assim, na verdade, é exaustivo viver precisando se preocupar com tudo o tempo todo. Por que simplesmente não viver tranquilo? As pessoas cobram tanto delas mesmas que acabam não tendo tempo para aproveitar o que tem em volta delas. Elas acham que estão poupando tempo ao se isolarem nos seus próprios mundinhos, sendo que na verdade elas só estão perdendo um tempo fantástico da vida delas que é o tempo o qual você compartilha com as pessoas as quais você gosta.

Beijos
S.S Sarfati

Clique aqui para se inscrever no Newsletter do blog

Deixe um comentário