Image Map

WeHeartIt

Uma das coisas que mais assusta quem vai entrar na faculdade são as provas, pelo menos era o que mais me assustava. Hoje, quase um ano depois de ter começado a faculdade, percebo que as provas na faculdade de Jornalismo não são tão bicho de sete cabeças assim, com um pouco de esforço e dedicação é relativamente fácil você se sair bem. 

Preste atenção nas aulas: o fato você estar de alma e corpo presente na aula vai facilitar muito a sua vida. Muitos professores dão pistas sobre a prova durante as aulas, então se você focar na aula é mais fácil até mesmo quando você for estudar para as provas porque a matéria não vai parecer tão estranha para você. 

Anote: isso é algo que funciona comigo desde o Ensino Médio. O fato de eu fazer anotações durante a aula me obriga a prestar atenção e já estar em contato com a matéria.

Canetas coloridas: meu caderno parece um verdadeiro carnaval de tanta cor que eu uso, juro! Não entendo porque, mas meu cérebro sempre segurou mais as informações escritas em caneta colorida - não apenas o que está em colorido, mas a folha toda.

Ir bem nos trabalhos: essa é a mais óbvia de todas, mas ainda existe gente que não entende que é infinitamente mais fácil conseguir notas nos trabalhos. Então vale muito a pena se esforçar bastante nos trabalhos para conseguir a melhor nota possível.

EXTRA: é tentador faltar na faculdade, mas é importante não faltar mais do que 25% das aulas (se você tem 80 aulas de determinada matéria no semestre, você só pode faltar 20 aulas) para não ser reprovado e além disso, é importante faltar com sabedoria. O que eu quero dizer? Bem, quis ficar dormindo? Ótimo, é até saudável, mas corre atrás do que você perdeu e escolha bem os dias que você irá faltar.

Como dá para ver, as provas na faculdade não são tão ruins como dizem, especialmente se você procurar ficar tranquilo - mas não tranquilo demais a ponto de não estudar (sério, não caiam nessa). Os veteranos até podem tentar ajudar, mas vários deles gostam de amedrontar os novatos.
Na faculdade de Jornalismo algumas matérias, como Rádio e Fotografia, têm provas práticas e, pessoalmente, acho muito melhor do que as provas tradicionais por serem menos desgastantes. Você tem vários dias para fazer, ensaiar e corrigir o que está errado. No meu trabalho prático de Rádio (que vale 50% da nota da prova e 30% da nota total do semestre) nós precisamos gravar cinco vezes até que acertarmos todos os detalhes. Cometíamos erros bestas como, por exemplo, esquecer de dar a ficha técnica no final do jornal. Coisa que, se fosse ao vivo, não teria como fazer nada para melhorar (inclusive, já cometemos alguns erros na apresentação ao vivo e nossa nota baixou um pouquinho, nada demais).



Espero que isso tenha ajudado pelo menos um pouco.
Você também tem dicas de como ir bem nas provas finais, seja em qualquer curso ou até mesmo Ensino Médio?
Qualquer dúvida sobre o curso de Jornalismo, pode me perguntar por aqui ou em qualquer rede social minha.
Beijos
S.S Sarfati

UM COMENTÁRIO ❤

  1. oi Sofhie, vc aceita bem as criticas? Caso contrario é só deletar esse comentário. Juro que tentei ler seu artigo mas o fundo do seu blog não ajuda, deixa na cor branca ou bege. Abraços

    ResponderExcluir