Image Map

macbook tumblr
WeHeartIt

Recentemente eu fiz um curso de Mídias Sociais para Jornalistas na Casper Líbero (uma das faculdades referencias na área de comunicação e a primeira faculdade de Jornalismo do Brasil) justamente para saber administrar melhor as minhas redes sociais por causa do blog e porque estou desenvolvendo um crush na área de assessoria de imprensa. Além disso, conhecimento nunca é demais. Eu aprendi muita coisa legal e estou pronta para dividir com vocês o que eu aprendi de uma maneira simplificada porque sei que nem todo mundo que se interessa por Mídias Sociais é da área de Comunicação. Estão prontos? 
Primeiro de tudo precisamos entender que redes sociais NÃO SÃO a mesma coisa que mídias sociais. Redes sociais são grupos formados por interesses comuns, ou seja, existiam antes da internet. Já as mídias sociais só passaram a existir com o advento da internet porque elas são as plataformas que dão a possibilidade da existência das redes sociais na atualidade. 
Outro ponto importante e que gera bastante discussão online é a apropriação criativa, ou seja, na internet as pessoas se sentem livres para copiar o que encontram na internet. Infelizmente, plágio é algo muito comum na internet quando falamos de conteúdo, mas também acontece muito de um usuário pegar a ideia de outro usuário. O layout do meu blog, por exemplo, tem a influencia de vários outros layouts de blogs (no fim da página tem aquela linha com fotos do meu Instagram que é inspirado na do blog da Camila Coelho). O próprio Twitter se inspirou na ideia dos usuários para criar o famoso botão de RT. 
No ambiente online precisamos entender que as pessoas querem interagir, sentir-se pertencentes e esse é um dos motivos pelos quais nas redes sociais as pessoas se sentem mais livres para falar sobre certas opiniões que ao vivo não falariam. A internet reúne pessoas diversas e por isso em alguns momentos é possível ver várias brigas online e as hashtags são uma das principais formas de juntar vários fluxos e movimentos de múltiplas direções.
Para saber lidar com as redes sociais você precisa entender as especificidades de cada uma delas (isso fica para outro post), mas a primeira coisa que é necessário ficar claro é que não dá para transpor o mesmo formato de post em todas as redes sociais. Além disso, é crucial ver qual plataforma faz mais sentido para o público que você quer atingir - por exemplo, os usuários do Twitter lêem mais textos longos do que usuários do Facebook que lêem mais textos curtos. As mídias sociais são mídias de nicho.

O que vocês acharam deste post? Esse é o primeiro post de uma série de cinco post sobre o assunto, espero que vocês gostem.
Se vocês quiserem saber algo em específico ou tiverem alguma dúvida, é só me perguntar.
Beijos
S.S Sarfati 

2 COMENTÁRIOS ❤

  1. Me chama quando postar os outros, quero ler tudinho!!! Sobre redes sociais x mídias sociais, você pode dar exemplos?

    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Então, Mídias Socias são o Facebook, Instagram, Youtube, essas coisas que comumente chamamos de Redes Sociais. Contudo, as Redes Sociais (de verdade) são uma sala de aula, uma reunião de família, essas situações de convívio social. Olha esse link com uma explicação um pouquinho mais detalhada, beijos!! http://www.imagineseusite.com.br/blog/347-redes-sociais-x-midias-sociais.html

      Excluir