Image Map


Eu tenho bastante convicção que muito provavelmente eu sou uma pessoa um pouco exigente demais comigo mesmo. Para que eu fique realmente contente comigo mesma eu preciso sentir que eu dei meu máximo, que eu fiz tudo que estava ao meu alcance para atingir meu objetivo, mas o meu problema é que eu sempre acho que eu poderia ter feito mais - mesmo que eu tenha atingido meu objetivo! Um exemplo disso é que na época em Janeiro de 2015 quando eu fiz o ENEM "para valer", eu cheguei a passar em uma faculdade federal no curso que eu queria na época, Letras, e simplesmente não me importei com isso e até hoje eu não acho isso grande coisa, mas quando paro para pensar nisso eu percebo que eu basicamente fiz o que os pais da classe média esperam dos filhos quando eles terminam a escola e ainda sim eu agi como se não fosse nada. Hoje, mais de dois anos depois, nem Letras eu faço e estou bastante feliz em estudar Jornalismo na PUC-SP. 
Eu não contei essa história toda para me gabar por ter passado na faculdade pública (tanto porque não acho que passar na faculdade é grande coisa), mas porque às vezes além de sermos muito duros com nós mesmos (meu caso), acabamos mentindo para a única pessoa que jamais devemos não ser 100% sinceros. Se nós não conseguimos ter uma relação honesta com nós mesmos, como esperamos lidar com os outros tipo de relação? 
No meu caso, por exemplo, é importante eu pelo menos tentar admitir que eu fiz meu melhor e se eu acho que poderia ter feito ainda melhor, ótimo, se eu tiver oportunidade, da próxima vez eu me organizo para fazer ainda melhor - porque não vou mentir, 99% dos casos eu tenho problemas de organizar minha vida. Quando você sentir inveja do que alguém conquistou não tente disfarçar, não aja como se não fosse nada porque é. Aprendemos desde cedo que ter inveja é ruim então quando sentimos isso, tentamos "deixar para lá" - afinal, ninguém quer sentir alguma coisa que não é boa. Neste caso, a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo é entender que querer algo que alguém tem não é necessariamente ruim se você usar isso como algo motivacional. 
É tipo quando estamos ficando afim de alguém e não queremos admitir sei lá por qual motivo, quanto mais cedo pararmos de mentir para nós mesmos dizendo que aquela pessoa não é tão importante quando na verdade ela é sim, é mais fácil decidir se investimos no crush ou se ele vai ser só algo platônico mesmo. Quanto antes trouxermos as coisas a tona para nós mesmos, mais fácil é de lidar com elas.

Você sente dificuldades de ser honesto consigo mesmo?
Beijos
S.S Sarfati

3 COMENTÁRIOS ❤

  1. Costumo ser uma pessoa muito exigente com tudo e todos à minha volta — especialmente comigo mesma. Ao ponto de sentir a necessidade de autoexplicação o tempo todo. E isso não necessariamente é uma coisa ruim, se você souber “administra-la”, enfatizo. Incontáveis vezes o que deveria ser uma qualidade (tentar ser o melhor que eu posso ser) tornou-se um defeito e atrasou-me na vida. Hoje, tenho tentado ser amiga de mim mesma e ter um pouco mais de empatia consigo, assim como comumente tenho com as pessoas a minha volta.
    Adorei o texto, gurl!

    http://cartasparacarolaine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Shopie, penso igual! A pior mentira é a que contamos a nós mesmo e a que mais machuca, porque enquanto não aceitarmos o que somos nada fluirá. Haverá frustração e com isso tristeza Temos que ser quem somos e não tão exigentes. Nada é perfeito, nem nós. s2

    Ah! Está tendo sorteio no meu blog, passa lá e confere. xD
    www.papuff.com

    ResponderExcluir
  3. Sophie, me machuco bastante com essa historinha. Além de fazer muito que você disse no post, costumo me julgar insuficiente. Passei sim em um federal, mas não considero isso coisa nenhuma. Faço Comunicação Social, quero ser jornalista sim, mas sabe o que eu realmente amo? Escrever pro blog. Juro. Eu creio que queira algo relacionado ao blog no meu futuro. Seja nele mesmo ou escrevendo livros, em editoras ou eventos literários. É o que eu amo e não me vejo fazendo outra coisa. Mas o que me impede de seguir isso com coragem? O medo e a insegurança e julgar que sou insuficiente. Costumo ser muito exigente comigo mesma e isso machuca demais mesmo :(

    Beijoss,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir