Image Map


Uma vez fui com a minha mãe em um shopping perto do meu apartamento aqui em São Paulo e logo na entrada tem uma grande escada rolante. Um pouco atrás de nós tinha uma moça que parecia estar levemente desorientada e quando demos por conta ela havia caído na escada rolante. As pessoas que estavam mais perto ajudaram a moça enquanto eu fui buscar ajuda e nesse meio tempo eles caíram na escada rolante em movimento. Sim, tinha três pessoas caídas no fim da escada rolante contudo o mais chocante é que ninguém foi ajudar as pessoas, as pessoas que viam a cena simplesmente desviavam ou iam pela escada normal.
É chocante pensar que esse tipo de coisa não causa estranhamento nas pessoas, para mim aquilo foi absurdamente chocante, mas para o restante das pessoas era só mais um dia, mais um drama. É chocante pensar que estamos inseridos em uma sociedade que não se importa com as pessoas, uma sociedade que só pensa em si e no que precisa fazer.
Eu não quero fazer um daqueles textos que são quase patéticos, que dizem que o egoísmo vai acabar com o mundo porque às vezes ser um pouco egoísta é bom até, nos impede de sermos trouxas. Tem MUITA gente ruim por aí que se aproveita das pessoas que acham que o mundo está lotado de gente egoísta. Tem gente ruim que se aproxima de gente boazinha só para tirar vantagem e aquele papo de Facebook que diz que isso fala mais sobre o caráter da outra pessoa do que sobre o da pessoa é verdade, mas cansa de ser feito de trouxa. Eu sou uma pessoa frequentemente feita de trouxa por ser extremamente boazinha e ingênua. Eu sempre quero ver o melhor das pessoas e sempre vejo, a questão é que nem sempre elas mesmas vêm - ou querem enxergar.
Um pouco de egoísmo nos faz bem, é algo tipo um movimento de sobrevivência. Contudo, é extremamente problemático a partir do momento em que deixamos esse egoísmo ser nossa filosofia de vida. Não só o egoísmo, mas como sempre tentar tirar vantagem de todas as situações possíveis, ser inconveniente se isso te trouxer algum beneficio, mudar completamente suas regras de acordo com o jogo. É quase como uma falta de ética. Como se na vida profissional isso fosse necessário, mas não na vida pessoal.
Semestre passado, na aula de Ética, eu tinha um professor que adorava citar um jornalista famoso (que me fugiu o nome agora) que dizia categoricamente só ter uma ética. Além de profissional da área de Jornalismo, ele era marceneiro então da mesma maneira que ele era ético como jornalista ele era ético como marceneiro. A verdade é que eu sinto que falta muito mais dessa ética única para as pessoas do que a ética em si. Há várias pessoas que são éticas conosco, mas não são éticas com  outras pessoas e nós escolhemos ignorar isso porque senão ficaremos sem amigos. Tem muita gente que está com a gente porque em determinado momento somos o melhor para elas, mas se algo mudar acabou a amizade. Cada vez mais as pessoas estão sem ética e egoístas. 

UM COMENTÁRIO ❤

  1. Sim, o que penso é exatamente o mesmo. Outro dia eu havia publicado uma crítica no facebook, mas como sempre pergunto a minha mãe se ficou legal (que criança eu! rs), ela disse que aquilo poderia ser considerado até antiético, mas veja bem, A MINHA INTENÇÃO PASSOU LONGE DE SER ESTA. Só quis alertar as pessoas e sei lá, todos nós precisamos ler/ouvir a verdade vez ou outra.

    Enfim, excluí aquilo e continuei pensando no que realmente significa ser antiético. Para mim, como você mencionou, existem pessoas consideradas super éticas, mas será que é sincero? Ao final, o que determina é sempre a intenção.

    ResponderExcluir