Image Map

transferencia de faculdade

Como alguém que tomou essa decisão há mais de um ano atrás, preciso dizer que não é algo fácil. Quando nós entramos na faculdade temos a impressão de que estaremos naquele lugar nos próximos quatro ou cinco anos e que nada vai nos tirar de lá, contudo a verdade é que MUITA coisa pode  e vai acontecer nesse período. 
Se você perceber que não é o curso que você quer, dependendo da instituição, você pode transferir dentro da própria instituição. A PUC eu sei que não permite isso, mas a UNITAU (minha antiga faculdade) permite. Você só vai conhecer o curso de verdade quando você começar nele, não importa o quanto você tenha pesquisado sobre ele. Por exemplo, eu achei que eu iria gostar mais das matérias práticas do curso de Jornalismo, mas acabei gostando mais das matérias teóricas. Como eu já disse, a PUC é mais trabalhosa do que difícil
Falando mais do meu caso,  o que me levou a mudar de faculdade foi que eu achei que a UNITAU não correspondia as minhas expectativas de ensino e que eu achava ela absurdamente fácil e sem seriedade. Eu estava fazendo um curso de Jornalismo que me cobrava pouquíssima leitura, sério. O que eu li no primeiro semestre da PUC, eu li no primeiro ano da UNITAU. 
Além do mais, a UNITAU tem muita representatividade no Vale do Paraíba e por isso acaba focando muito lá, mas nunca foi minha intenção ficar por lá então acabava que eu percebi estar ficando atrás em relação aos meus futuros concorrentes nas grandes capitais.
 Além disso, nome da faculdade conta muito sim. Esqueça quando te falarem que isso é coisa do passado porque só estão querendo te manipular. Você será julgado pelo nome da sua faculdade sim e embora pessoalmente eu não concorde, não há o que eu possa fazer contra isso. Não estou dizendo que se você se formar em uma faculdade menor você não terá chances de sucesso profissional real na sua vida, mas quanto maior e mais reconhecida for sua faculdade mais portas se abrirão com mais facilidade para você. 
O que você precisa colocar na balança é se vale a pena para você. Para mim valeu e eu não me arrependo disso nem por um minuto. Algumas pessoas evitam por causa do atraso que ocorre para se formar, na UNITAU eu me formaria em 2019 e na PUC vou me formar em 2020, tem gente que não admite isso de jeito nenhum por já achar a faculdade estressante demais, mas para mim foi tranquilo tanto porque eu nunca me senti na faculdade de verdade na UNITAU. É um processo chatinho pedir transferencia, mas mil vezes melhor do que o vestibular. 
Como eu disse acima e faço questão de ressaltar: para MIM valeu a pena por querer uma faculdade melhor, maior e menos regionalizada, mas conheço pessoas que ainda que vejam os mesmo defeitos que eu vejo na UNITAU não acham que devam mudar. É sobre pensar no que você quer e no que você pode fazer para chegar lá. 

Vocês já pensaram em mudar de faculdade? 
Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário