Image Map

Duff Kody Keplinger
Prateleira de Cima

Deve fazer uns dois anos desde que assisti ao filme DUFF pela primeira vez. Lembro-me de ter gostado e achado um bom filme dentro da estrutura dos filmes clichês românticos adolescentes. É aquele filme amorzinho que cumpre bem a função de divertir por algumas horas, mas nada excepcional. Uns meses depois, através do canal da Camila Deus Dará eu descobri que havia um livro no qual o filme havia se baseado e eu fiquei LOUCA para ler. Até que este ano, eu FINALMENTE encontrei o livro em português e li o livro. 
DUFF conta a história de Bianca Piper que é uma garota normal, como eu e você, que não é a mais bonita ou a mais inteligente e que acredita não se importar com os outros pensam até o dia em que em uma conversa com o bonitão-canalha Wesley Rush ela descobre ser a DUFF do seu grupo de amigas - Designated Ugly Fat Friend, algo como a amiga feia e gorda em português. A amiga menos atraente, aquela que faz todas as amigas dela parecerem mais bonitas por não ser tão bonita assim. 
Primeiro de tudo, eu preciso dizer que a escrita da Kody Kiplinger é absurdamente viciante. Eu li o livro em quatro horas, em uma sentada durante a madrugada o livro todo foi devorado pelos meus olhos famintos por bons livros. Acredito que desde 2013, desde os livros da Meg Cabot e o primeiro livro da Paula Pimenta publicado - Fazendo Meu Filme, eu não encontrava um livro assim. Foi ótimo, até me senti adolescente de novo. 
O livro é um Young Adult, ou seja, para o público de 16 à 24 anos, que se passa no ambiente escolar, mas a verdade é que ele está longe de ser um livro que só quem está na escola ou que lê ele com esse pensamento consegue aproveitar. Há vários pontos interessantes no livro, tais como feminismo e amizade.
No filme a relação entre a Bianca e suas amigas é mostrada de uma maneira em que as meninas são quase modelos da Victoria's Secret enquanto a Bianca é uma menina normal da idade dela, contudo no livro isso é mostrado como três adolescentes que são amigas e só. Nada de pseudo moledo da Victoria's Secret. Além disso, a Bianca do filme é muito passiva enquanto a do livro é cheia de personalidade e se envolve em um romance de verdade com o Wesley e não algo platônico como acontece no filme. 
O que mais me chamou a atenção é a mensagem que o livro passa, afinal, todos nós temos nossas inseguranças especialmente se formos mulheres já que há uma indústria milionária que lucra com nossas inseguranças e que de maneira covarde induz uma competição desnecessária entre nós - mais ou menos o que Wesley faz com Bianca ao dizer que ela é a amiga feia e gorda. No fim, a amizade vence e alguns preconceitos mudam que é o que importa! 

E aí, ficou com vontade de ler? E se já leu, o que achou? 
Me adiciona no Skoob para trocarmos dicas literárias :) 
Beijos 
S.S Sarfati

UM COMENTÁRIO ❤

  1. Guria! Eu já assisti o filme porém nunca li o livro
    http://toobege.blogspot.com

    ResponderExcluir