Image Map


Eu come cei a leitura deste livro lá em 2014, no meu último ano do Ensino Médio, quando em meio as minhas aulas de Literatura meu professor comentou brevemente sobre a história e eu me interessei. Como é uma história antiga (de 1844!) está em domínio público então foi fácil achar para ler no tablet (sim, eu me dou muito bem em ler livros digitais). Eu lembro de ter lido umas cinquenta páginas no máximo e por algum motivo que eu não me lembro, deixei o livro de lado. Este ano, agora que moro em São Paulo e gasto quase duas horas todos os dias para ir para à faculdade, decidi voltar a ler o romance de Joaquim Manuel de Macedo, mas a grande questão foi que eu não lembrava de NADA, então precisei voltar para o início do livro.
Começo dizendo que foi uma experiência ler um dos clássicos do Romantismo brasileiro tanto tempo depois de ter estudado o assunto. Acredito ter me possibilitado ler a história de maneira isenta e mais imparcial, uma vez que estou bastante afastada de qualquer tipo de estudo literário há anos.
De maneira bastante honesta digo que o enredo da história é bastante "mais do mesmo" - o que é bastante esperado uma vez que o livro pertence ao Romantismo. Um rapaz e uma moça se conhecem, eles se odeiam a primeira vista, percebem que estão ficando afim um do outro e acabam juntos. Fim. Não, isso não pode ser considerado spoiler uma vez que a história tem mais de 170 anos. Na real, quantas histórias que acontece EXATAMENTE isso vocês já não viram? Até mesmo meu queridíssimo 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você tem esse mesmo enredo. Entendem meu ponto?
Eu, como uma leitora moderna, achei que o enredo chato e tedioso, contudo achei algumas cenas muito bem construídas e com certeza guardei elas no meu repertório para meus futuros escritos (inclusive, estou morrendo de saudades de me dedicar aos meus contos e narrativas).
Como eu disse acima, este livro tem mais de um século de existência e não há maneiras possíveis de eu julga-lo com os olhos que tenho hoje, com a visão de mundo de 2017 sem parecer uma babaca pois vou precisar ignorar todos os aspectos que contextualizam o livro. Por outro lado, se eu ler o livro apenas contextualizando ele, vou acabar presa em uma aula de literatura. Entendem como é complicado comentar este livro? Até pensei em não fazer isso aqui no blog, mas senti que precisava.
Eu precisava parque é necessário lermos os livros clássicos da literatura mundial - e se vivemos no Brasil, por que não da brasileira também? - se quisermos sermos pessoas mais cultas. Isso pode não fazer muito sentido para você a primeira vista, mas livros são os bens mais preciosos da humanidade e a educação brasileira falha em níveis catastróficos ao ignorar isso. Na França, os alunos são obrigados a ler Sartre no Ensino Médio então não é atoa que o engajamento dos franceses nas artes e na política é enorme. Meu conselho sobre este livro é que ele deve ser lido, ainda que sem grandes expectativas. Leia-o sabendo apreciar o brilhantismo que o passado carrega consigo em algumas ocasiões.

Me adiciona no Skoob para trocarmos dicas <3
Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário