Image Map



Eu sempre fui uma pessoa medrosa. Acho lindo quem diz que é destemido, valente, corajoso e que não tem medo de arriscar - eu sou completamente o oposto disso. Eu até assumo alguns riscos quando necessário, mas morrendo de medo de dar errado e perder tudo. Mas a questão é: existe algo que envolve mais riscos do que estar vivo? 

A vida é um grande e constante perigo que precisamos enfrentar todos os dias - e não tem como fugir disso mesmo que a gente tente. Quando deixamos de fazer uma escolha por medo das consequências, nós já estamos nos decidindo. Escolher não se decidir, já é uma decisão - ainda que ruim. Viver é fazer uma série resoluções e assumir os riscos das consequências que virão. Foi só com a pandemia que algumas pessoas, incluindo eu, passaram a entender que gozar da vida em plena saúde é a melhor coisa que poderíamos ter, então porque desperdiçar isso se escondendo atrás de medos?

Eu sei que este texto tem muito mais perguntas do que respostas, mas este que é o objetivo. Estas são as perguntas que estou me fazendo enquanto sento e escrevo. "E se for ruim?", "E se eu não escrever como antes?", "E se quem ler achar uma porcaria?", mas me esconder atrás das minhas inseguranças nunca me levaram para lugar algum, pelo contrário: se hoje eu tenho meia dúzia de conquistas para me orgulhar, é porque eu assumi riscos em algum momento da minha vida. Claro que não se deve assumir riscos desnecessários ou daqueles que se assume sabendo que vai dar tudo errado só pela experiência de vida - depois de uma certa idade você percebe que é plenamente possível ter vivências maravilhosas sem assumir riscos estúpidos (e que em alguns casos podem, literalmente, serem perigosos). Eu vou escrever textos bem medianos até voltar escrever textos bons e excelentes. Faz muito tempo que eu não sento para expressar através de palavras, preciso me "desenferrujar".

Muito se fala de recomeços em Dezembro e Janeiro e isso faz bastante sentido, afinal, é o encerramento de um ano, mas nós começamos e recomeçamos o tempo todo, todos os dias: seja uma dieta, exercício físico, fazer um curso, ler um livro, adotar um cachorro ou superar um grande amor. Não sei, cada um tem uma demanda que envolve níveis de esforços diferentes. Enquanto para mim começar um livro é algo tranquilo e recomeçar as aulas de yoga é terrível, para outra pessoa pode ser o contrário. Não importa o que é difícil ou fácil para você, desde que não se esconda em você mesmo.  

Beijos

S.S Sarfati

Deixe um comentário