Não me lembro de onde tirei essa foto, então se for sua me avise para eu dar os créditos |
No segundo post da série de cinco posts sobre Mídias Sociais, Algoritmos e Curadoria, eu expliquei um pouco sobre os algoritmos das redes sociais e sobre a curadoria de conteúdo para as redes sociais, hoje vou explicar um pouquinho sobre o planejamento do que postar nas Mídias Sociais e sobre o comportamento do leitor nas mesmas.
O primeiro ponto que eu aprendi no curso e gostaria repassar para vocês é o seguinte, se vocês pudessem falar alguma coisa para o leitor de vocês todos os dias, o que vocês diriam? É isso que vocês devem pensar quando forem planejar o conteúdo das redes sociais de vocês. Você precisa pensar no que é importante para o seu público e assim decidir metas e objetivos. Afinal, qual a diferença entre metas e objetivos? Enquanto os objetivos são mais amplos, as metas são mais específicas e várias metas cumpridas são um objetivo.
Você precisa pensar em quatro aspectos: quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças - para que assim você tenha um panorama geral da sua situação nas Mídias Sociais e assim será mais fácil resolver suas fraquezas. O que é muito mais fácil na teoria e difícil na prática é manter as metas e objetivos, principalmente as metas, bastante palpáveis, com os dois pés nos chão. Por exemplo: não adianta sua meta ser ter mil novos seguidores no Instagram, se atualmente você não consegue nem 100. Comece por números menores e assim vá aumentando-os.
Pense na voz que você quer ter com o seu público. Como ela vai responder seu público e qual será o perfil dela. Lembram quando a Netflix respondeu em alto e bom tom que era uma menina? Quando ela se mostra jovial, divertida e antenada - isso demonstra que esse é o perfil dela. Outras empresas ativas nas mídias sociais tem um perfil diferente, mais sério - e isso não importa desde que combine com a empresa em si. É importante que a empresa tenha uma pessoa-marca, o que é basicamente o motivo de tantas empresas estarem fazendo pareceria com blogueiras. Serem associadas a uma pessoa, se ela for influente melhor, é um grande passo para o sucesso.
Você precisa ter bem definido em como você vai interagir com seu leitor - o qual tem basicamente três desejos que mudam ao longo do dia: informação, entretenimento e diversão. Você precisa saber em qual dessas categorias seu conteúdo se encaixa e que horas o seu leitor quer consumir seu conteúdo. Antigamente as pessoas iam atrás do conteúdo quando compravam jornais e revistas, hoje em dia a lógica mudou: o conteúdo vai atrás das pessoas. Por exemplo, se você está lendo este post, é porque ele provavelmente apareceu na sua timeline e não porque você veio atrás do meu blog. O celular transformou o consumo de conteúdo em algo muito mais acessível e frequente. Precisamos pensar nisso na hora de criar conteúdo para nossas mídias sociais.
Deixem o feedback para eu saber o que estão achando dos posts e, lembrem-se, qualquer dúvida é só me perguntar :)
Beijos
S.S Sarfati
Olá, Sofia! Gostei muito do post, foi o melhor da série. Ansiosa para ler o próximo!
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha gostado <3 Dia 15/6 tem outro!
ExcluirBeijos