Image Map

Resenha Admirável Mundo Novo Aldous Huxley

 Este foi um livro lido para o Desafio Literário do mês de Junho

Admirável Mundo Novo é um livro lançado em 1932 e publicado no Brasil apenas quase 10 anos depois, é um dos livros mais importantes da literatura distópica assim como 1984 do George Orwell. Escrito por Aldous Huxley, a critica social feita não apenas faz sentido quando considerada a sociedade do início da década de 1930, mas é extremamente atual com a sua crítica a política e ao avanço da ciência. 
Ano 634 DF (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta os seres humanos (precondicionados) têm comportamentos (preestabelecidos) e ocupam lugares (predeterminados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família monogamia privacidade e pensamento criativo constituem crime.Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem onde a vida antiga imperfeita subsiste pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético "Admirável Mundo Novo" é um dos livros mais influentes do século 20 

Escrito no período entre guerras (1918-1939) é bastante natural que a narrativa conte com elementos muito presentes na literatura do século passado, como um pessimismo quase exagerado ao mesmo tempo que há a ideia oposta de que há esperança no Ser Humano e que o único que pode nos salvar da nossa própria desgraça somos nós mesmo. No livro, o personagem que personifica essa ideia é o Selvagem que é introduzido na história como um elemento de mudança, que chega para "sacudir as coisas", sendo ele aquele que introduz as ideias questionadoras na cabeça de Lenina e Bernard.
A sociedade retratada no livro pertence ao ano de 2540 (ou 632 Depois de Ford) e é vista como uma grande massa homogênea sem levar em conta a individualidade de cada um, os próprios bebes são feitos em laboratório e não há nenhum encorajamento para que aconteça relações afetivas enquanto,  por outro lado, a promiscuidade é extremamente incentivada.

"Nós não estimulamos a procurar qualquer tipo de diversão solitária"


Admirável Mundo Novo apesar de ser um romance distopico, se escrito de acordo com os padrões académicos poderiam ser facilmente considerado uma tese de sociologia, não sendo atoa que ele se baseou nas teorias de Theodor Adorno com que critica duramente a produção de conteúdo cultural, um dos principais sociólogos da Escola de Frankfurt (que é uma corrente ideológica e não uma escola física). Há muitas semelhanças com a sociedade atual como a necessidade de estar sempre tomando o Soma, que é um remédio que faz os personagens se esquecerem das mazelas do mundo e ficarem felizes. Além de uma sociedade determinada por castas desde a concepção (em laboratório) através de estímulos ou a falta deles. Os Alfas, que são a casta mais alta, foi criada para aqueles que ficam nos cargos  mais altos na sociedade enquanto os Ípsilons, a casta mais baixa, foi criada para os que realizam os trabalhos braçais. 
Os nomes dos protagonistas são propositais: Lenina Crowne, fazendo sugestão ao Lenin, um dos principais líderes da Revolução Russa e a palavra crown que significa coroa em inglês, e Bernard Marx que faz menção ao Karl Marx, o principal líder revolucionário socialista.  Bernard Marx começa o livro como um personagem questionados e que não queria mais os efeitos do Soma e que apesar de ser de uma casta alta tinha problemas com a sua aparência dita como "feia", mas ao longo do livro esta característica some. Não sendo atoa que o livro é um grande critica ao fordismo (sistema de produção em linhas de montagem) e a sua contribuição para o capitalismo e ao consumismo. Dentre todas as várias críticas feitas na obra prima de Huxley, ainda há crítica ao sistema educacional e o seu incentivo a decoreba.
Admirável Mundo Novo é uma obra prima, além de ser um clássico da literatura mundial, não pela maneira que foi escrito, mas pelas ideias que ele explora. Em alguns momentos a narrativa é chata e arrastada, mas a genialidade de Huxley é tanta que a escrita pobre é facilmente ignorada. Livros distópicos como este, Fahrenheit 451 e 1984, deveriam ser lidos ainda na escola e não apenas os clássicos da literatura brasileira. Admirável Mundo Novo conta com mais duas continuações: Regresso ao Admirável Mundo Novo e A Ilha em que o autor permite que o público desfrute da sua genialidade nas ideias das sociedades ideais.

"Toda mudança é uma ameaça a estabilidade"


E você, o que acha da ideia de sociedade perfeita? Me conta :)
Me adiciona no Skoob para trocarmos dicas literárias

Beijos
S.S Sarfati


Deixe um comentário