Hoje, dia 10 de Janeiro, é conhecido como o Dia Mundial do Chocolate (e também marca um mês para o meu aniversário) e por isso decidi falar um pouco sobre um dos alimentos mais consumidos do mundo, que além de muito gostoso e saudável (quando consumido com moderação e na forma de Meio Amargo), alivia sintomas da TPM. Aliás, você sabia que o chocolate também é responsável, em partes, pela liberação da serotonina - neurotransmissor responsável pela felicidade? Por isso é tão comum nos filmes vermos as personagens tristes se afogando em uma caixa de chocolates e este mesmo neurotransmissor é o que faz a vontade de chocolate nunca passar.
Sua origem vem das civilizações pré-colombianas na América Central e que com os descobrimentos foi levado para a Europa, todavia o cultivo da matéria prima para a produção do chocolate só pode ser feita em lugares de clima quente. O produto era consumido pelos nativos em forma de uma bebida amarga e de uso exclusivo dos nobres. Para facilitar o transporte até a Europa, prensavam o produto em pó no formato de biscoitos para depois , no caso dos europeus, diluir o pó em água quente e adoçada com demais especiarias. Em 1585 houve o 1º carregamento comercial de chocolate dentro do velho continente e durante quase 100 anos o preparo da bebida foi considerado um segredo espanhol que só a aristocracia tinha acesso (caso alguém não se lembre, foram os espanhóis que colonizaram em grande parte a América Central, ok?). Em 1606 o chocolate foi produzido na Itália e depois disso se popularizou no restante do continente e devido a essa popularização gigantesca, os países europeus passaram a produzir matéria prima nas suas colônias americanas e africanas.
O chocolate como vemos hoje é resultado de muito desenvolvimento industrial. Você sabia que existe mais de 10 tipos de chocolates, sendo os mais comuns chocolate ao leite e chocolate meio amargo. O chocolate branco não é chocolate! Ele é feito de manteiga de cacau e açúcar enquanto o chocolate "normal" é feito com uma massa de cacau. Enquanto a manteiga é basicamente gordura vegetal, a massa de cacau de cor escura contém diversos nutrientes, entre eles os flavonóides e anti-óxidantes que fazem bem para o coração e previnem futuros problemas (comendo com moderação, é claro!). Mas as leis são claras e dizem que se o chocolate branco tiver mais de 20% de manteiga de cacau é chocolate também. Melhor não discutir com as leis.
Mas nem tudo é doce: o chocolate tem um impacto ambiental gigantesco e 90% disso é só no plantio da matéria prima, ou seja, a indústria produtora de chocolate deixa todo o impacto ambiental negativo para o país que em sua maioria são subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. De acordo com a The University of Manchester, para produzir 1kg de chocolate é necessário 10 mil litros de água e, em média, 3 kg de CO2. Além disso, a indústria do chocolate é responsável por milhares de casos de trabalho escravo e infantil. Você pode assistir também o documentário O Lado Negro do Chocolate. Então, o que podemos fazer para ajudar o planeta? Em primeiro lugar, consumo consciente é absolutamente necessário, além de dar preferencia para produtores locais e/ou produtos que sejam feitos a base de matéria prima orgânica. Quanto maior o teor de cacau do produto, menor impacto ambiental ele tem #VivaOChocolateMeioAmargo.
E aí, qual o seu tipo de chocolate favorito?
Mande esse post para o seu amigo chocólatra.
Beijos
S.S Sarfati