Image Map


Ontem eu comentei com vocês que esse final de semana eu estaria ocupada fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio e hoje vou comentar minhas impressões e fazer alguns comentários a respeito.
Caiu muita matéria de terceiro ano! Credo! Em química tinha basicamente apenas questões de química orgânica, uma matéria que eu não faço ideia do que se trata por que só verei ano que vem. Ano passado também foi assim. Em física também foi assim, muuuuuita matéria do terceiro ano, principalmente elétrica. Nem chutar eu sabia. Já sei no que focar ano que vem. Na parte de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias eu fui vergonhosamente mal.
A parte de História, Geografia, Sociologia e Filosofia (aka Ciências Humanas e Suas Tecnologias) fui bem. Alguns pontos a mais do que o ano passado, embora tenha percebido que o negócio é prestar atenção no que o meu professor japa de Sociologia e Filosofia diz. 
O exame que sempre teve fama de ser fácil está mudando um pouco isso. Embora seja complicado para nós, ainda bem que estão querendo elevar o nível da educação superior no país né? 

Agora aqui vão as minhas dicas para o ENEM: 

-Vá de roupas frescas - Está muito quente no país inteiro e ficar sentado durante 4h fazendo uma prova não é fácil. Por isso, facilite as coisas para você mesmo e vá com roupas de tecidos leves como regatas e shorts. Não se esqueçam de meninas de levarem algo para prender o cabelo.
-Vá bem alimentado - O ENEM não é piquenique, portanto, não leve muita comida. Eu entendo que durante a prova dá fome, mas aguente a tentação e não como um saco gigante de Doritos. Almoce direitinho, mas nada de feijoada tá? Prefira alimentos leves para não dar sono na prova.
-Leve comida - Não é por que você almoçou bem que você não vai levar comida né? Leve coisas pequenas e leves (como torrada integral) e de preferência com uma embalagem que não faça barulho (seus colegas de sala agradecem).
-Leve água - Por razões óbvias de que está muito calor.
-Quando sentir que perdeu o foco pare por um instante - Coma, beba água, vá ao banheiro, qualquer coisa que tire sua atenção da prova por cinco minutos. 
-Tome cuidado na hora de preencher o gabarito - Por que não é sempre que você tem a sorte que eu tive de preencher o gabarito errado e no fim acertar a questão né? 
-Leve algo doce - Esse ano levei um pacote de cookies e bala. Usei muito mais a bala do que o cookie por ser menos e mais fácil de deixar em cima da mesa. Comer algo doce pode te ajudar quando você sentir que está ficando mais lento. 
Por último:
-Confie em si mesmo, quem acredita sempre alcança. 

Não se esqueçam de conferir a playlist que fiz para arrasarmos no exame!

Bom ENEM para todos vocês amanhã! 
Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário