Image Map


Tenho prestado ENEM regularmente desde que entrei no Ensino Médio em 2012, portanto esse já é o terceiro ENEM seguido que eu me inscrevo (alô, alô ENEM 2015). 
A maior diferença desse ENEM para os outros dois, basicamente, é o fato de eu ter que colocar o número da minha escola na inscrição. Parece algo superficial, mas juro que não é: ser obrigado a colocar o número da sua escola significa que agora você está apto, teoricamente, a representar sua escola no mundo lá fora. Quer dizer que eles te julgam capaz e inteligente, que eles acreditam em você. É bom ao mesmo tempo que é algo de extrema pressão. Outro fato interessante é que, no meu caso que já me inscrevi antes, é possível perceber como o tempo tem passado. É incrível como o tempo e a vida têm me engolido sem que eu perceba. É incrível pensar que isso acontece comigo, por mais que eu relute em admitir, ao mesmo tempo que é fantástica a capacidade do tempo de mudar as coisas. O tempo das canetas coloridas está acabando.
Quando eu me inscrevi para o ENEM na primeira vez, eu acha que podia tudo. Eu achava que a realização de cada sonho estava a um passo de distância. Hoje percebo, que embora a realização de cada sonho esteja a um passo de distância, o passo é muito maior e requer muito mais coragem, esforço e dedicação. 

Beijos
S.S Sarfati 

UM COMENTÁRIO ❤