Image Map


Estou em uma fase particularmente complicada da vida: estou basicamente a apenas quatro meses de terminar o Ensino Médio e mesmo que eu não seja do tipo "perdida total" em relação ao futuro eu me coloco a pensar sobre as minhas decisões em relação ao futuro. O que faz muito sentido uma vez que minha vida começa com o fim da escola. 
Ao mesmo tempo que fazer está constatação é algo extremamente prazeroso, especialmente se o seu Ensino Médio não foi lá das melhores experiências, mas também é algo apavorante. A vida inteira você viveu protegido pelas garras protetoras de ter um lugar para ir, um lugar que te guiava e a partir de certo ponto você está por si mesmo. Nada mais te protege. Você está sozinho agora. 
E quando digo sozinho, é sozinho para tudo: se você estiver infeliz, não poderá culpar que as matérias da escola não têm nada haver com você, se você estiver sem amigos, não vai poder virar a cara e dizer que sua sala é chata. Tudo vai ser mais pesado para carregar, as responsabilidades serão ainda maiores e a pressão para que as coisas aconteçam vai ser muito mais esmagadora.
A pressão para entrar em uma boa faculdade é grande, eu sei, mas não é como se ao focarmos para entrar na faculdade pensassemos que há vida além da faculdade. No Ensino Médio a escola tornasse o meio de viagem enquanto a faculdade é a o destino. E o que fazer quando você percebe que a faculdade nunca foi de fato um destino, mas apenas um meio de viagem? E quando você percebe isso ainda no Ensino Médio?
É assustador por que você parece estar indo contramão a tudo o que você sempre ouviu e acreditou. Não é como se fosse esperado que você perceba isso antes da faculdade. A escola te prepara para a faculdade, e o que te prepara para vida? Você prepara você mesmo para o futuro que você quer ter.
Você que vai aprender sozinho o que você quer ser quando você realmente crescer, depois da faculdade. Mais importante do que saber como você vai chegar lá, é saber aonde esse "lá" fica exatamente. O importante é ser capaz de sonhar e não e como você vai ser capaz de realizar esse sonho. Talvez o importante não seja saber como você vai, mas até onde você vai. E quer ir.

Beijos
S.S Sarfati

UM COMENTÁRIO ❤

  1. Muitos estão no dilema "depressão pós ensino médio";
    Já já vc acha respostas pra tudo, quando vc já tiver na faculdade, vai olhar para trás com saudades (ou não)

    ResponderExcluir