Image Map

Tumblr

Estar afim de alguém é algo muito complexo pois não se trata apenas do outro e muito menos apenas de você. É você e o outro, como um conjunto ao mesmo tempo em que é uma afirmação de egoísmo.
O gostar, como um ato essencialmente humano, é uma ação de imenso egoísmo. Você gosta, você tem todos os sentimentos carinhosos por determinada pessoa, só que espera ser retribuído. Você nunca está disposto a gostar sem ser gostado em troca, como se o ato de gostar fosse uma moeda de troca por boas atitudes e palavras bonitas.
Tudo que nós fazemos têm um interesse por trás, mesmo que o subconsciente seja o único a saber do que se trata, então quando nós passamos a gostar de uma pessoa é porque, de alguma forma, nossa mente interpreta que há chances de satisfaze-la e ser correspondido. Claro que nós podemos ser enganados por nós mesmos, mas nunca é essa a intenção. Repare também como o número de paixões platônicas diminuem drasticamente porque conforme amadurecemos passamos a aprender melhor como interpretar os sinais que envolvem a paixão  (ou até mesmo a ausência dela).
A nossa intenção ao gostar de alguém é que essa pessoa também goste de nós porque, como espécie, não estamos preparados para gostar por gostar, sem querer nada em troca, sem interesse. Somos interesseiros por natureza inclusive, e especialmente, no amor. 
Gostar é se doar. É dedicar tempo e energia a outro alguém que não você, é abdicar um pouco de si para que outra pessoa tenha esse pedacinho seu e é por isso que dói tanto não ser correspondido. É por isso que a dor da rejeição amorosa dói quase que fisicamente porque deixamos de dedicar um tempo que estaríamos usando para nos amarmos para amar um outro e esse outro alguém simplesmente não quis nosso tempo, nosso sentimentos. É quase como se disséssemos "Quem você pensa que é para não querer os meus melhores sentimentos?!"
Não tem nada de errado em gostar de alguém, pelo contrário: é um dos melhores sentimentos que podemos ter uma vez que sejamos capazes de ignorar nossa natureza egoísta e gostar de alguém pelo fato daquela pessoa ser sensacional. Gostar é bom desde que você não espere ser correspondido. Enquanto você tem expectativas de algo recíproco passa a existir uma enorme competição com você e com quem está a sua volta e acaba despertando o pior da natureza humana: raiva, ciúmes, tristeza e todas muitas outras coisas difíceis de serem sentidas e difíceis de terem sua existência admitida. Enquanto a dor da rejeição pode ser mortal, porém a recompensa da retribuição ainda não há palavra incrível o suficiente para descrever.

Beijos
S.S Sarfati

Deixe um comentário