Image Map


Sendo este o segundo livro do meu projeto pessoal de leitura no transporte público (o primeiro foi Como Ser Popular da Meg Cabot, já leu a resenha dele?), Fahrenheit 451 conta a história de um futuro não muito distante em que as casas são feitas de um material que não pega fogo e por isso a única função dos bombeiros passou a ser a de queima de livros. Já imaginou? O que parece ser o pesadelo de muitos leitores era o cotidiano de Guy Montag, um bombeiro dedicado e obediente. O simples fato de ter livros, mesmo sem lê-los já era um crime. 
O livro deu origem a uma das obras primas do diretor francês François Truffaut, o único filme dele em língua inglesa, homônimo de 1966, foi escrito por Ray Bradbury em 1947 e só publicado mais de cinco anos depois em 1953. Eu assisti ao filme em 2014 e rapidamente se tornou um dos meus filmes favoritos e desde então tenho o ebook. 
Considero essa uma das melhores adaptações cinematográficas que já vi, ainda que de maneira esperada o filme não tenha mostrado tanto os detalhes quanto é possível ver no livro, mas nada que prejudique o entendimento da história. Entretanto, por mais estranho que possa parecer, o filme me agradou mais. Talvez por já saber o que acontecia ou por ter sido supreendida por ainda mais informações do que eu esperava o livro não me prendeu tanto quanto eu esperava.
Sem dúvida é uma história interessantíssima, mas a maneira que o livro é escrita não me agradou muito - inclusive já vi vários comentários como este na internet quando o assunto é este livro. É um bom livro, não me entendam mal, mas não é carismático. Talvez não tenha sido escrito para ser. 
É assustador refletir alguns dos aspectos presentes na sociedade retratada no livro e pensar como a nossa é parecida. Não sei o que me assusta mais, a capacidade do autor de "prever o futuro" ou a possibilidade de um dia estarmos queimando livros (afinal, a Igreja Católica e o Nazismo já fizeram isso). Ao contrário das outras distopias, mesmo as mais modernas como Jogos Vorazes e Divergente, não houve um componente político para o clímax do livro: não foi uma autoridade política que disse que os livros deveriam ser queimados e sim a própria sociedade que trouxe isso para si. Na verdade, a política é mencionada uma única vez no livro todo mostrando porque Fahrenheit 451 é um livro tão diferente das demais distopias da sua geração (pós segunda guerra/guerra fria), não é o sistema político que oprime e sim a própria sociedade e isso que torna tão plausível o futuro retratado no livro. 

Você gosta de distopias? Ficou curioso para ler este livro?
Não deixe de me seguir no Skoob, vamos conversar um pouco sobre livros

Beijos
S.S Sarfati

UM COMENTÁRIO ❤

  1. Amei a sua resenha. Eu amo esse livro, acho que é um dos melhores de ficção científica que foi escrito. Acho que Ray Bradbury é o escritor que melhor adivinhou em sua previsão do futuro. Esse é um livro que nos faz refletir sobre o mundo atual. Eu li Fahrenheit 451 faz tempo mas acho que vou ler de novo. A maneira como o autor retrata situações é muito semelhante à realidade que estamos vivendo agora em nossa sociedade. Sendo sincera é um pouco assustador. Eu acho que é uma obra literária que todos deveriam ler para refletir e rever-se em a vida.

    ResponderExcluir