Image Map


A primeira vez que tive o privilégio de assistir o que se tornaria o meu ballet favorito foi em 2003 quando a minha mãe dançou Quebra-Nozes (The Nutcracker), quase 10 anos depois ela dançaria o mesmo ballet (e com mesmo figurino!) e eu perceberia que não me cansaria de assistir de assistir. Nos seis anos em que eu dancei ballet nunca tive a chance (na verdade, está mais para privilégio) de dançar o Quebra Nozes, mas eu sei que ao longo do tempo meu amor por este ballet específico só cresceu.
A história se passa em uma festa na véspera de Natal em São Petersburgo na época em que a cidade ainda era a capital da Russia Imperial (ou seja, antes da Revolução Bolchevique em 1917) e a personagem Clara ganha de presente Boneco Quebra Nozes do seu padrinho Drosslmeyer, mas o seu irmão quebra o boneco. Descolada, Clara tenta consolar o boneco em seus braços, mas dorme abraçada com o boneco e o sonho que ela tem dá origem a toda a história.
Recentemente eu descobri que em Novembro de 2018 a Disney vai lançar sua versão do filme - não envolve em nada dança ou ballet. Confira a baixo o trailer: 


Além disso, há muitas outras adaptações como esta abaixo (na íntegra) em desenho animada:


Pesquisando para este post descobri que o ballet de Tchaikovsky havia adaptado uma das suas obras-primas de um livro infantil chamado Quebra Nozes & Camundongo Rei de E.T.A Hoffmann 


Tudo isso para falar que se você ficou curioso para saber mais sobre esse ballet maravilhoso, tem uma versão disponível na Netflix do New York City Ballet, em 1993. Não é exatamente a versão mais precisa em relação a ballet, mas é uma ótima porta de entrada. Se você gostar, nada te impede de procurar The Nutcracker no Youtube. 



Talvez você já tenha ouvido falar dessa história graças ao filme da Barbie, Barbie e o Quebra Nozes, de 2001. Apesar dos efeitos de animação toscos para 2017, é muito verdadeiro com a história e as cenas de dança são feitos por bailarinos de verdade assim como os filmes Barbie e o Lago dos Cisnes (outro ballet de Tchaikovsky). Abaixo uma das cenas mais clássicas do ballet, Sugar Plum Pas de Deux (pronuncia-se "pa dê dê"), versão Barbie e aqui você pode conferir o filme todo:


A trilha sonora, composta por Tchaikovsky, é um show à parte. Maravilhosa, merece ser compartilhada e dispensa apresentações: 



Vocês gostaram deste post, abordando um assunto mais incomum?
Vocês se interessam por ballet, gostariam de ver mais posts sobre o assunto? Eu poderia fazê-los e seria ótimo!
Beijos
S.S Sarfati

UM COMENTÁRIO ❤

  1. A verdade eu já quero ver o filme que a Disney vai fazer, eu vi que teve um elenco incrível como o Morgan Freeman. Que talentoso é Morgan Freeman, eu o vi em Apenas o Começo, estava espetacular, recomendo que o vejam. É uma historia boa que nos mantêm presos no sofá. Eu adorei. Acho que é um dos melhores filmes do Morgan Freeman até agora. Cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção. Recomendo.

    ResponderExcluir