Atualmente uma das profissões mais em alta na sociedade é a de influenciador digital/youtuber. É muito curioso pensar nisso porque o que começou há 10 anos atrás como blogueiro e que ninguém levava muito a sério (e ainda tem muita gente que não leva, é só ver a utilização do termo blogueirinha) hoje não só é a profissão de muita gente, como é o sonho de milhares de pessoas das mais diferentes idades, classes sociais e segmentos.
Claro que um dos aspectos que mais levam pessoas a perseguir esse desejo é a aparente vida perfeita que eles têm graças a internet. Será que querer ter uma vida cercada de viagens internacionais, luxo e mimos é o suficiente para bombar online? Claro que não. A nova geração de influenciadores que virá vai depender muito menos da sorte como muitos dos que estão fazendo sucesso hoje e muito mais de trabalho duro e dedicação.
Fotos tumblr e feed organizado já não é mais sinônimo de ser blogueirinha, agora é preciso ser produtor de conteúdo. Na prática, o que é que muda?
Antes era muito mais questão de sorte, de beleza e dinheiro fazer sucesso online, enquanto hoje o mercado no segmento online se tornou um pouco mais democrático, mas não se engane: se você tiver sorte, dinheiro e beleza é muito mais fácil fazer sucesso em qualquer área da sua vida. Além disso, quem quer ser influenciador precisa produzir um conteúdo que de fato influencie alguém e encontrar a melhor maneira de fazer isso é o grande desafio dos produtores de conteúdo.
Ao ser um produtor de conteúdo você estará sendo seu próprio veículo, ou seja, você estará produzindo conteúdo e construindo um relacionamento com uma audiência que você quer atingir e portanto, irá construir uma comunidade para isso. Ter uma comunidade é sobre cuidar da sua audiência, ou seja, estar sempre interagindo com eles. E claro que isso não é fácil.
Envolve criação e desenvolvimento de estratégias para um objetivo geral e táticas para ações pontuais. É muito importante ter objetivos claros e pensar no que será feito para chegar lá. Contudo, ser influenciador não é só ganhar mimos e fazer parcerias com marcas. É muito isso sim, mas não é tudo. É quando o influenciador vira a marca em si e passa a ele fazer a venda. Um exemplo é uma blogueira de maquiagem que passa a vender sua coleção de pincéis em parceria com uma tradicional marca de makes.
O influenciador vende credibilidade, ou seja, alguém que faz um milhão de publi posts sobre itens de maternidade, por exemplo, perde sua credibilidade pois para de criar conteúdo e só passa a vender o conteúdo das marcas e como é possível confiar em um produtor de conteúdo que além de não produzir nada só quer vender (ou empurrar) para sua audiência produtos? É por isso que tem tanto influenciador famoso sendo jogado na lama ao encontrarem posts racistas e homofóbicos, nenhuma marca quer estar associada a pessoas assim. Por isso é importante manter a ética no seu trabalho e uma boa etiqueta virtual.
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Beijos
S.S Sarfati
Cara eu amei muito esse post. Hoje em dia as pessoas acham que é super fácil ser blogueira mas quando tu pergunta qual assunto que elas querem abordar elas não sabem... Essa é definitivamente uma profissão que eu gostaria muuuuito de ter e eu sei que com foco e dedicação eu consigo!
ResponderExcluirCarol Justo | Pink is not Rose