Image Map


Estamos quase no final do Desafio, dá para acreditar? Eu realmente sinto que foi ontem que eu estava pensando sobre quais os temas e títulos que eu poderia escolher para ler em 2018 e agora já estou começando a pensar em 2019! 
Foi muito interessante para mim que ao escolher os livros que eu leria este ano, notei uma clara preferência minha por escritores ingleses. Apesar de sempre ter admirado a cultura britânica nunca foi uma escolha consciente preferir os autores de lá e o título de Setembro não fica fora desse quesito que eu inventei sem pensar e não poderia ser mais diferente do livro de Agosto, O Garoto Está de Volta.

desafio literario

A literatura distopica vem tomando um grande espaço na minha vida desde 2014 quando eu fui apresentada ao gênero com a saga Divergente e decidi que um dia eu escreveria a minha e desde então tenho me interessado cada vez mais em ter bagagem para poder falar sobre o assunto e por isso não poderia não incluir nas minhas leituras deste ano pelo menos um livro deste gênero (na verdade, esse é o segundo porque em Junho eu já havia lido Admirável Mundo Novo na categoria de um livro com mais de 50 anos).
O motivo que eu escolhi Laranja Mecânica foi basicamente porque eu já tinha ele aqui em casa e estava fácil. Não é um motivo muito nobre, mas quando comecei a ler o livro fui notando vários aspectos que eu nunca iria imaginar sobre a história e não vejo a hora de compartilhar por aqui durante a resenha. 

laranja mecânica

Laranja Mecânica se passa na periferia de uma Londres mergulhada em um clima de ultra-violência e marginalidade enquanto o adolescente problemático Alex é líder de uma gangue e em meados da história ele é capturado pelo Estado e passa por tratamento para inibir suas tendências violentas. O livro é todo narrado sob o ponto de vista dele, o que é fundamental para que a história tenha se tornado essa obra prima distópica ao lado de Admirável Mundo Novo e 1984
Eu estou bem no começo do livro ainda então ainda não tive muito tempo de formular uma grande opinião sobre o livro, mas já posso adiantar que achei bem diferente do filme de 1971 dirigido por Stanley Kubrick - que assim como o livro, é um clássico que merece ser assistido.

E você, o que está lendo em Setembro?
Não se esqueça de me adicionar no Skoob para trocarmos dicas :)

Beijos
S.S Sarfati


Deixe um comentário