Image Map


Estamos a apenas três livros do final do Desafio e eu estou tão animada! É muito legal sentir que conseguimos cumprir um projeto tão audacioso quanto este com títulos tão bons quanto os que vimos por aqui. Claro que em 2019 tem mais (já tenho até alguns livros em mente, mas aceito sugestões), mas  por enquanto vamos focar no livro de Outubro. 
Tem sido uma experiencia maravilhosa, cheia de surpresas e desencantos assim como desafiadora em alguns momentos: cada livro tem sua mensagem e em alguns momentos é difícil para o leitor capta-la ou até mesmo interpreta-la. Acredito que se desafiar a sair da zona de conforto literária é sempre positivo e foi isso que aconteceu com o livro de Setembro, Laranja Mecânica.

Sugestão de livro de não-ficção

Eu decidi que queria estudar Jornalismo em 2011 e apesar de todas as minhas dúvidas durante meu último ano do Ensino Médio, acabei optando por este caminho e me formo em  Dezembro de 2020. Justamente pela proximidade do TCC o qual eu tenho interesse em fazer um livro reportagem, assim como o tempo na faculdade (já faz três anos que comecei) neste ano passei a ter um interesse maior em livros de não ficção, especialmente os jornalísticos - mas não os livros técnicos e sim os livros reportagem.
Gay Talese revolucionou o Jornalismo ao inventar o gênero Jornalismo Literário que consiste em escrever o texto jornalístico de maneira mais subjetiva, permitindo ao jornalista ser ao mesmo tempo escritor. Também conhecido como New Journalism (Novo Jornalismo), o gênero tem como grandes escritores Tom Wolfe, Truman Capote e Gay Talese - autor do livro de Outubro, O Voyeur.

O Voyeur - Gay Talese

O Voyeur narra a vida de um homem, casado e com filhos, dono de um motel de 21 quartos que ao longo dos anos usou o seu motel para observar os hóspedes durante sua estadia através de uma falsa grelha de ventilação que dava para um plataforma de observação construída no teto dos quartos. Gay Talese investiga os diários do proprietário analisando o seu comportamento e suas obsessões, só podendo divulga-las após 35 anos.
Talese se envolveu em uma polêmica com a publicação deste livro bastante controverso em algumas partes, colocando em cheque a sua credibilidade jornalística e rendendo grandes debates éticos no ambiente acadêmico para os futuros alunos de Jornalismo. Se você quiser saber um pouco mais sobre o livro, você pode conferir o documentário - disponível na Netflix.

O que você está planejando ler em Outubro? Se interessa por livros de não-ficção? Me conta :)
Não se esqueça de me adicionar no Skoob para trocarmos dicas!

Beijos
S.S Sarfati


Deixe um comentário