Image Map


Acho que a grande maioria das pessoas que eu conheço já voltaram às aulas esta semana, estejam eles na faculdade ou no Ensino Médio. As minhas aulas só voltam no próximo dia 18 e apesar de ainda estar longe, não é muito. São só mais 11 dias de férias e então um novo semestre que eu não faço ideia do que esperar. 
Diferentemente da escola, na faculdade nem sempre o nome da matéria diz sobre o que ela é então você inicia o semestre sem fazer ideia do que te aguarda. Claro que dá para fazer um breve trabalho de pesquisa no próprio site da instituição de ensino e descobrir o que matérias como Mídia Contra-Hegemonica ou Espaços Urbanos pretendem ensinar, mas a verdade é que às vezes o nome da matéria meio que não cheira bem e você não tem muita vontade de saber mais - vai que é pior do que você pensava? E a verdade é que às vezes o professor não segue a ementa do curso e você passa o semestre todo com a sensação que aquilo é uma aula introdutória - só que você já está em Maio e tem prova para Junho e não faz ideia do que você está aprendendo ou, pelo menos, deveria aprender.
Acho que minhas maiores decepções quanto a isso foram com Mídia e Cultura que o professor falava sobre tudo o que você pode imaginar, mas nada fazia sentido entre si e a aula de Conflitos Sociais em que o único conflito social que eu aprendi foi eu gritando em um grupo de WhatsApp que quem não mandasse a sua parte do trabalho ia zerar e eu não estava mais me importando - além do professor ter dado um mês de aula e então colocado os alunos para dar aula no lugar dele em formato de seminário. Infelizmente esse tipo de professor é bem comum no meio acadêmico e eu tenho ranço de todos eles. 
Desabafos à parte, é importante encarar a volta às aulas como um ano novo acadêmico e refletir sobre o que você quer para sua vida nesse aspecto a partir de agora. Quer melhores notas? Estude e se dedique mais. Quer mais tranquilidade? Não deixe tudo para a última hora. Quer se envolver em menos discussões? Bem, eu ainda estou tentando descobrir como resolver isso. 
Eu sou do tipo de pessoa que gosta de estudar, de me dedicar intelectualmente a algo e durante a época da escola eu tinha muita vergonha disso porque estudar é considerado chato e coisa de CDF, nerd e não se iluda achando que na faculdade isso vai melhorar porque não vai: você fica estigmatizado do mesmo jeito ou até pior. A pressão para você curtir mais e estudar menos é mil vezes pior que na escola. Só que você não é mais o mesmo, você é mais maduro (ou deveria ser) e não vai tanto pela cabeça dos outros e então você começa a estagiar e fazer cursos sobre assuntos que te interessam e então as pessoas que têm a mesma vibe começam a aparecer na sua vida e as coisas ficam melhor do que eram antes. Por mais chato que a faculdade seja em alguns momentos, têm seus dias de glória - e eles são muito bons. 

Beijos
S.S Sarfati 

Deixe um comentário