Image Map



Figura muito conhecida nas provas escolares, Mafalda é uma menina que odeia sopa e é preocupada com a humanidade e a paz mundial que se rebela com a situação mundial do mundo. Apesar de já terem mais de 50 anos, as críticas feitas pela personagem continuam bastante relevantes. 

Mafalda foi criada em 1962 para um cartoon de propaganda que deveria ser publicado no ‘Clarín’ por Quino, Mafalda só foi ser publicada pela primeira vez em 1964 no jornal ‘Primera Plana’. Em 1965, Mafalda passou a aparecer diariamente no jornal ‘El Mundo’ de Buenos Aires e então a personagem passou a adquirir um caráter mais crítico aos eventos correntes. 


Em Dezembro de 1967 o jornal faliu e Mafalda mudou-se novamente de casa, dessa vez para o jornal ‘Siete Días Illustrados’. Entretanto, a necessidade de entregar os quadrinhos duas semanas antes da publicação acabou com a possibilidade de Quino comentar as notícias recentes, desanimado decidiu acabar com as histórias em Junho de 1973. Em 1976, Mafalda voltou a ser usada para divulgação - dessa vez foi para a Declaração Universal dos Direitos da Criança. 


Um bom exemplo é a tira onde Mafalda ouve no rádio:

"O Papa fez um chamado à paz"

E, com sua ingenuidade infantil, responde ao aparelho:

"E deu ocupado como sempre, não é?"



Deixe um comentário