Image Map

Respire fundo

Eu não acho que tenha outra maneira de começar esse texto além de evidenciar uma verdade universalmente conhecida, mas às vezes ignorada pelos mais diversos motivos: nenhum término é fácil. Seja o término de um namoro, de um curso, de um contrato de emprego ou de uma amizade. Às vezes nós agimos como se depois de um término nós não fossemos sobreviver porque perdemos completamente nosso senso de direção da vida, mas aqui vai um spoiler: nós sempre sobrevivemos.
Minha mãe adora me lembrar em momentos em que estou em crise de que só não há jeito para a morte e, apesar de ser um pouco exagerado, ela tem razão e isso sempre me acalma. Não importa o quanto ferrado parece que você está, sempre dá para melhorar - nem que seja só um pouquinho.
Tem algo que tenho usado bastante ultimamente e que tem me ajudado bastante é quando eu estou com um pensamento na cabeça que está me trazendo ansiedade, nervoso ou preocupações, eu me pergunto se esse pensamento é útil na maioria das vezes não é. Claro que não é assim simples e nem rápido, às vezes leva dias para eu entender isso, mas quando entendo é maravilhoso. É como se uma paz  imensa me invadisse e eu pudesse finalmente relaxar.
O que eu quero dizer com essa história toda é que o término de algo, por mais doloroso que seja, pode ser algo fantástico, o que faltava para que a gente ir em busca de uma vida melhor. Quando rescindiram meu contrato de estágio, eu fiquei péssima porque realmente não esperava por isso, mas então percebi que apesar de estar extremamente infeliz lá eu jamais teria coragem de sair - talvez por covardia, por apego ou por conta de mais um monte coisas que eu não sei nomear agora. Não importa. Só sei que o fato de terem me dispensado foi a melhor coisa que poderiam te feito por mim - ainda que eu tenha demorado um tempinho para perceber isso.
Em alguns momentos somos obrigadas a revisitar nossos términos e nos deparamos com feridas abertas que voltam a sangrar e um desafio gigantesco não deixar que isso nos afete e não tem segredo para isso a não ser se perdoar e deixar ser. Às vezes tudo o que nós precisamos é de tempo e o que menos sabemos fazer é esperar. Não estou dizendo que devemos ser uma pessoa completamente passiva de tudo, mas é importante sabermos quando agir - quando vale a pena agir e quando vale a pena respirar fundo e se perguntar se agir naquele momento é útil.



Beijos
S.S Sarfati


Deixe um comentário