Image Map


 ‘O Homem Com Cabeça de Urubu’ é um livro nacional de fantasia urbana do Glauber Costa que começa quando aparece um homem com cabeça de urubu aparece na cidade e ninguém, além do protagonista,  parece notar. Estaria ele ficando maluco?

Para quem não está acostumado a ler Fantasia, a ideia de algo amarrado a realidade, mas sem uma explicação pode soar esquisito e até mesmo meio absurdo algumas coisas simplesmente não terem explicação, falo por mim: li poucos livros de Literatura Fantástica e em alguns momentos parece que meu pensamento não acompanha o que acontece no livro e eu me sinto uma burra.


Sem falar no preconceito que o gênero encontra por muitas vezes, de maneira errada, ser considerado infantil. Se você concorda com esta premissa, por favor desfaça esse preconceito aí e uma ótima maneira de começar com isso é com ‘O Homem Com Cabeça de Urubu’


Ele tem uma certa atmosfera horripilante e intensa que te assusta, mas te envolve ao ponto de você ficar morrendo de curiosidade para saber o que vem depois - ainda que eu tentasse, eu não conseguia imaginar o que aconteceria nos capítulos seguintes. 


É um livro curto, tem 50 páginas, mas magnético. Ao mesmo tempo que eu pensava ‘meu deus, o que é isso?’ pq era um livro completamente fora da minha zona de conforto, eu não tinha vontade de parar de ler. A escrita do Glauber é tranquila e rápida: diz o que precisa ser dito, sem enrolações e tem um bom ritmo: não tem partes que passam muito rápido e partes que vão muito devagar. O livro é constante e eu acho isso um ponto super positivo.


Não posso dizer que é um ponto negativo, mas sim algo que eu estranhei um pouco: um maior coesão entre os capítulos, mas talvez tenha sido a intenção do autor nos colocar no novo capítulo sem entender direito o que estava acontecendo. 


Uma coisa que eu fiquei pensando, mas não consegui chegar a uma conclusão alguma é qual seria a metáfora para o urubu? Tive muito claramente a impressão que a escolha do animal teve um motivo claro, mas não consegui identificar. O livro também se encontra disponível no Kindle Unlimited.




Deixe um comentário