Algo que poucas pessoas sabem sobre mim é que eu gosto muito de Moda e a minha maior influência para isso foi crescer vendo minha mãe costurar e procurar modelagens nas revistas Manequim. Apesar de ter ganhado um caráter fútil com o passar dos anos, Moda é algo muito sério. Como uma amiga que se formou em Moda ano passado diz: “quem dera a faculdade de Moda fosse sentar e folhear a Vogue!” e justamente para entender mais sobre o assunto, tem alguns livros que eu quero ler:
Peripécias de uma Estudante de Moda: Susana Brito de Magalhães recebe uma bolsa para estudar numa renomada faculdade de Moda. Só tem um problema: ela não é nada antenada em tendências, muito menos entende metade dos termos técnicos que seus professores usam em sala de aula.
Use A Moda A Seu Favor: Carla Lemos deixa de lado o senso comum de enxergar a moda como ferramenta de opressão e desenvolve uma narrativa que vai de encontro a uma ideia de moda livre, liberta de padrões convencionais. A ideia aqui é fazer você repensar sua relação com a moda e usar suas roupas como uma força potencializadora dos seus sentimentos, seus valores e suas atitudes, de maneira mais consciente.
História Social da Moda: Nesse livro, a autora traça um interessante panorama da origem da moda e de sua evolução ao longo da história. Fundamental para entender o espaço cada vez maior que a moda ocupa hoje na nossa sociedade.
Os Segredos do Guarda-Roupa Europeu: Você gosta de todas as suas roupas? Está feliz com a sua maneira de se vestir? Já se pegou desejando ter o estilo dos outros? Ou sentiu que tinha um monte de roupas, mas nada para usar? Quando Anuschka Rees se mudou para Londres, enfrentou o desafio de viver com menos espaço.Aprendeu com suas conterrâneas os segredos que podem nos tornar tão estilosas quanto as habitantes das capitais mais famosas da moda, sem gastar demais.
A moda Imita a Vida: Como construir e deixar sua marca no mundo? Estamos sempre buscando o nosso espaço, e o questionamento é o ponto central da nossa existência. Quando se trata da construção de uma marca, saber o que fazer a seguir tem muito a ver com refletir sobre sua identidade. A moda imita a vida apresenta uma narrativa em torno de entrevistas com alguns dos principais profissionais do ramo, sobre identidade, imagem, posicionamento e ações, além de um guia para ajudar no autoconhecimento da marca.
A Moda e seu Papel Social: Nesse livro, um histórico das relações que mediaram a criação e as transformações no uso da moda mostra como sua função de indicar status social foi gradativamente alterada nas sociedades contemporâneas para a de fator de construção da identidade do indivíduo. As discussões histórica e sociológica desenvolvidas serão de grande interesse para os estudiosos da cultura, que encontrarão elementos para compreender os complexos mecanismos que definem a aprovação e a adoção de determinada aparência por membros de um grupo.