Image Map


Eu leio! Começou em 2017 quando eu me mudei para SP e eu passei a ler pelo celular no transporte público. Era um livro físico e um digital, só que às vezes eu empacava no livro - especialmente no físico. Em 2018 eu criei um desafio literário que tinha como objetivo me fazer ler mais, desempacar dos livros chatos (sim, eu NUNCA abandono um livro, mas isso eu falo melhor outro dia) e por isso eu tinha uma meta de páginas para serem lidas por dia. Na teoria parece perfeito, mas na prática nem sempre dava para ler todos os dias ou o livro era meio chatinho. 


O que eu comecei a fazer foi que na virada do mês eu começava a ler o livro do mês e deixa o empacado de lado para voltar nele quando tivesse oportunidade e em quase todos os casos deu certo. Eu só precisava de um tempinho. E assim eu cheguei a ler três ou quatro livros ao mesmo tempo. Funcionou para mim!


‘Sofi, você não confunde as histórias?’ Não! Eu também achava que isso iria acontecer, talvez por eu gostar de escolher assuntos bem diferentes isso nunca me ocorreu. Inclusive tenho uma recomendação de livro sobre isso: ‘Tia Julia e o Escrevinhador’. Publicado em 1977 por Mario Vargas Llosa (Prêmio Nobel de Literatura em 2010), a confusão de história é um dos planos de fundo da história [posso falar mais sobre o livro em outra oportunidade].

 

‘Você está lendo todos os livros da foto?’ Sim, e vou te contar sobre eles: ‘Refúgio no Sábado’ era o livro de Julho e por vários motivos eu não terminei de ler. Acho que por ser um livro de crônicas, não tinha muito ritmo para ler muita de uma vez  (apesar de serem crônicas maravilhosas), então quando virou Agosto comecei a ler ‘Moda Com Propósito’ e todo dia leio uma crônica ou duas - assim devo acabar o livro ainda este mês. 


No Kindle, muito por conta da praticidade, eu sempre leio mais de um único livro. Por lá estou lendo 'A História das Constituições Brasileiras' do Marco Antônio Villa e 'Romance Concreto' da Aimee Oliveira. Para o meu TCC eu preciso ler apenas três capítulos do livro do Villa, então estou lendo bem aos poucos (mas devo acabar ainda esta semana). O livro da Aimee eu comecei a ler quando estava em quarentena na casa da minha mãe e quando voltei para São Paulo, acabei deixando de lado, mas quero muito voltar porque o livro é muito amorzinho (e ler no Kindle é muito prático).


Outro livro que estou lendo é uma versão adaptada de 'O Capital' (originalmente escrito por Karl Marx e adaptado por Paul Lafargue) : ao longo da faculdade (2017-2020) eu já tive que ler vários trechos do livro e em 2018 eu decidi que queria entender um pouco mais sobre o assunto e comprei o livro (como sou leiga no assunto, achei melhor começar por uma versão não integral). Desde então estou nesse vai-e-vem com 'O Capital'.


Ler mais de um livro é algo que faz sentido para mim e me deixa feliz, mas entendo que para algumas pessoas isso pode não ser tão legal quanto é  para mim. Eu tenho TDAH então eu enjoo relativamente fácil do livro e essas ‘trocas’ ajudam a dar maior dinamismo para a minha leitura. 



Deixe um comentário