Image Map




Os 12 Signos de Valentina é o romance de estreia da Ray Tavares que apesar de novata no mercado editorial, já é veterana no Wattpad - um site onde é possível que os usuários publiquem suas histórias, na maioria originais, para que os leitores leiam, se empolguem e deem um retorno para o autor.  Ray, que totaliza mais de 48 mil seguidores na plataforma, publicou seu primeiro livro em 2017 com a editora Galera da Record - tá podendo né? 

Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex-namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?

Acredito que quando um livro é bom, isso deve ser repetido sem parar até que o maior número de pessoas fiquem sabendo disso. Todavia, quando um livro de estreia é bom, deve-se ser ressaltado mais ainda. É um desafio tremendo que a Ray deu conta de maneira primorosa. A história da Isadora é uma história que é possível se identificar e muitos dos pensamentos dela também. Em alguns momentos eu achei ela um pouco chatinha e problematizadora demais em momentos que não tinham contexto para isso, como se a autora quisesse reafirmar demais um ponto de vista que ela e a personagem compartilham, sem ligar muito se era pertinente a narrativa. Outro ponto que preciso ressaltar é que a história da Isadora, assim como ela em si, é muito perfeitinha e em alguns momentos isso se torna muito inverossímil. Eu achei uma história bastante envolvente e divertida, me lembrou bastante as histórias da Meg Cabot: sem grande profundidade, mas muito gostosa de ler e eu acho isso um ótimo ponto! A Ray tem várias outras histórias no seu perfil do Wattpad e um outro livro: Heroínas - que chegou a esgotar na Bienal do Livro de São Paulo de 2018. 
Apesar de a primeira vista Os 12 Signos de Valentina parecer ser um pouco "louco dos signos", ao longo da leitura o assunto astrológico vai ficando em segundo plano abrindo espaço para as questões da Isa que são as mesmas questões que tantos de nós carregam consigo. Por ser um livro nacional, é bem mais simples se identificar com ela - especialmente se você morar em São Paulo. É delicioso ler um livro que tem uma realidade próxima da sua #LeiaLivrosNacionais

"Isadora, levanta essa bunda daí, toma um banho decente, coloca uma roupa ligeiramente vulgar e maquia esse rosto. Hoje nós vamos sair!"



Você gosta de livros nacionais? E de Astrologia? Me conta!
Me adiciona no Skoob para trocarmos dicas literárias :)

Beijos
S.S Sarfati


Deixe um comentário