Image Map


Eu sei que eu estou um bocado atrasada, mas o livro de Fevereiro do Desafio Literário #LeiaMaisMulheres  foi Adulta Sim, Madura Nem Sempre da Camila Fremder. O tema do segundo mês do ano era um livro que foi um presente e este foi o livro que eu ganhei de Natal do meu pai (mas fui eu quem escolhi, lógico). Em Janeiro, eu li Menina de Vinte da britânica Sophie Kinsella, então decidi dar uma chance a literatura nacional (dê uma chance você também!) com um livro leve e descompromissado. 
Quando eu li a sinopse pela primeira vez, ainda no Instagram, eu me apaixonei. Juro. Foi amor a primeira leitura e eu sabia que eu precisava deste livro na minha vida. 
Eu sei que não se deve julgar um livro pela capa, mas as ilustrações deste livro são lindíssimas - começando pela capa. A Ale Kalko é a capista e acredito que as ilustrações também são dela, mas não encontrei nenhum lugar confirmando ou negando esta informação. 
O livro é leve e divertido, em vários momentos faz você pensar que é só mais um bate papo com aquela sua amiga engraçada e sagaz. A Camila faz algumas observações incríveis sobre a vida adulta  e com certeza me ajudou a enxergar esta fase com olhos mais atentos a ver beleza onde insiste em aparecer caos. 


É uma leitura rápida, fluída e em vários momentos eu imaginava aquilo numa série de televisão (o que não é atoa, porque a Camila é roteirista) e espero muito que um dia eu tenha o prazer de ver as crônicas numa série despretensiosa (alô alô, Netflix) - inclusive acho que vou gostar muito mais de uma série baseada em Adulta Sim, Madura Nem Sempre do que gostei do livro. 
Não me entendam mal, não é um livro ruim, só não me tocou. Não sei se eu fui com muitas expectativas ou se só não rolou química mesmo. A verdade é que eu nunca gostei de livros de crônicas (#prontofalei) e para completar, em determinado momentos todas as crônicas são focadas na maternidade e demais itens deste universo. Por mais que eu goste de crianças e pense em um dia ser mãe, esse dia ainda está muito longe (uns 10 anos separam a Sofia que escreve este texto e adora passar o final de semana dormindo e a Sofia que vai gerar um filho e conversar sobre a cor das fezes). Eu achei a Camila Fremder muito carismática e por isso eu continuo seguindo ela no Instagram e passei a acompanhar o podcast que ela lançou estes dias "É nóia minha?". Pode não ter rolado química entre eu e o livro, mas com certeza darei novas chances ao trabalho dela.


Deixe um comentário